“Sede Santos”: Jovens do Rio celebram o Dia Nacional da Juventude na Catedral

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) de 2025 será celebrado com grande alegria e espiritualidade no próximo dia 1º de novembro, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio de Janeiro. A data coincide com a Solenidade de Todos os Santos e, segundo o assistente eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge dos Santos Carreira, é uma oportunidade para “celebrarmos com os jovens esse dia de alegria, chamados também todos nós à santidade”.

Com o tema “Sede Santos” (1Pd 1,15-16), o evento reunirá jovens de todas as paróquias, movimentos e pastorais da Arquidiocese, promovendo um grande encontro de fé, amizade e solidariedade. O padre Jorge explica que o objetivo do DNJ é “celebrar a fé, a juventude católica e o protagonismo dos jovens, promovendo um encontro com valores como amizade e solidariedade”.

A programação será intensa e diversificada, com momentos de integração, espiritualidade e entretenimento. Haverá shows, pregações, teatro, confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração da Santa Missa. Entre as atrações, estão confirmadas as participações das bandas DOM e Em Nome do Pai, e o DJ Vitor Sales, além do pregador Alexandre, da Comunidade Pequeno Rebanho. À noite, o cantor católico Cosme encerra o evento com um show especial.

A Santa Missa, ponto alto da programação, será celebrada às 17h pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, e contará com a presença do bispo animador do Setor Juventude, Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, que dirigirá uma palavra de incentivo aos jovens.

Outro destaque será a apresentação teatral sobre a vida de São Carlo Acutis, considerado o padroeiro da internet e referência para os jovens do mundo inteiro. “Teremos um teatro sobre a vida de São Carlo Acutis, o santo padroeiro das redes sociais, da internet e muita referência também agora para os jovens do nosso tempo”, afirmou o padre Jorge.

O DNJ será um evento gratuito, com transmissão ao vivo pela Rádio Catedral, Web TV Redentor e redes sociais. Durante todo o dia, a Catedral contará com uma estrutura especial de atendimento, estandes, cantina e espaços de convivência e animação.

Padre Jorge reforça o convite para que os jovens participem em unidade e alegria: “Convocamos a todos para o DNJ, destinado aos jovens de todas as idades, de todas as paróquias do Rio de Janeiro, movimentos, pastorais, coroinhas.”

Para o sacerdote, o tema deste ano traz uma mensagem central para o tempo presente. “O chamado à santidade é para todos. Deus nos convida a ter uma vida diferente, relevante neste mundo”, destacou. E acrescentou: “Pedimos a Deus que possa nos animar a vivermos essa vida de santidade no cotidiano, exatamente como o grande São Carlo Acutis viveu na Igreja, com seus amigos, na sua cidade onde viveu e morreu.”

Encerrando o convite, padre Jorge expressa o desejo de que o DNJ seja um impulso de renovação para a juventude carioca: “Queremos que os jovens se sintam convocados a viver essa alegria de partilhar a vida no DNJ e sair como uma explosão de amor, fazer uma experiência em Cristo para viver a santidade onde estiverem, chamados a transformar a sociedade nas instâncias dos lugares onde Deus nos colocou.”

 

Carlos Moioli

 

Categorias
Categorias