Seminaristas do Regional Leste 1 participam de congresso missionário na Paraíba

O IV Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (Cominse) foi realizado de 11 a 17 de julho, em João Pessoa, na Paraíba, com a presença de mais de 250 seminaristas advindos de mais de 150 dioceses e congregações religiosas do país.

O Regional Leste 1 da CNBB esteve representado pelos seminaristas: Julio Oliveira, da Diocese de Campos, coordenador do Cominse do Leste 1; David Santos, da Arquidiocese de Niterói;  Ricson Siqueira, da Diocese de Campos; Victor Pereira, da Diocese de Valença; Rodrigo Pimenta, da Arquidiocese do Rio de Janeiro; Thiago Cavalcante e Thales de Oliveira, da Diocese de Duque de Caxias.

Organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela Coordenação Nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (Cominses), o evento teve por tema: “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e como lema: “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8).

A programação do congresso contou com seminários, oficinas e painéis temáticos relativos à missão ad gentes, com a finalidade de conscientizar os futuros presbíteros sobre a missão além fronteiras. No dia 16 de julho, os participantes fizeram uma experiência missionária em 13 comunidades da Arquidiocese da Paraíba.

O evento contou com o apoio da Arquidiocese da Paraíba, Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

A missa de abertura foi presidida pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, O.F.M., e entre os concelebrantes estavam o bispo da Prelazia de Tefé (AM), Dom José Altevir; o bispo de Cachoeira de Itapemirim (ES), Dom Luiz Fernando Lisboa, o bispo eleito de Rondonópolis-Guiratinga (MT), monsenhor Maurício Jardim, e o diretor nacional das POM, padre Dinh Nhue Nguyen, OFMConv.

“O Congresso tem sido uma experiência que tem feito despertar ainda mais em mim um ardor missionário. O coração tem se aquecido ao ouvir tantos testemunhos e, ao mesmo tempo, tomar consciência de tantas realidades carentes de missão em todo o nosso país”, disse o seminarista Julio Oliveira, que está cursando o 3º ano da configuração na Diocese de Campos.

 

Conversão missionária

Feliz em participar do congresso, o seminarista Rodrigo Pimenta, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, louvou a Deus e agradeçeu a equipe formativa do Seminário Arquidiocesano de São José, na pessoa do reitor, cônego Leandro Câmara.

“As reflexões, partilhas e testemunhos sobre a missão ad gentes e a necessidade de uma profunda conversão missionária, sobretudo na formação dos futuros presbíteros, me provocaram a repensar o meu apostolado na Igreja”, revelou Rodrigo.

“A máxima do congresso foi: transformar a mentalidade de uma Igreja que faz missão para uma Igreja que é essencialmente missionária, pois bebe da própria missão Trinitária. Que Deus nos ajude a não termos medo de sair das nossas estruturas cômodas e assumir a missão que recebemos no nosso batismo: ser testemunha do Senhor até os confins do mundo”, evidenciou Rodrigo Pimenta, que está cursando o 3° ano da configuração.

 

Conhecer realidades

Para o seminarista Victor Pereira, da Diocese de Valença, a participação no congresso lhe proporcionou uma reflexão edificante acerca dos pontos essenciais do discípulo missionário (contemplar, discernir e agir).

“Conviver e partilhar as experiências e histórias vividas no encontro com os irmãos e irmãs dentro da missão que acontece no dia a dia com outros seminaristas, proporcionou uma expansão do conhecimento de uma igreja além dos limites geográficos conhecidos, e através disso, pude conhecer outras realidades até então desconhecidas. Sem dúvida alguma foi uma experiência ímpar dentro da formação missionária”, partilhou Victor Pereira, que está cursando o 3º ano da configuração.

Rosto da Amazônia

“A alegria é uma das palavras-chave da missão. Penso que a alegria no rosto do missionário é o que contagia, é o que cura”, disse um dos participantes, o seminarista Rolisson Afonso de Oliveira Monteiro, da Arquidiocese de Manaus (AM), que está cursando o 3° ano do discipulado.

Entusiasmado por participar do congresso, e ainda em âmbito nacional, Rolisson destacou a beleza da Igreja missionária no Brasil. “Seminaristas de todos os lugares do país representam também a beleza cultural que é diversa, cada um ao seu modo de ser, mas todos com um único caminho: ser discípulos missionários a exemplo de Jesus Cristo”.

“O centro de nossa reflexão é a missão para sermos cada vez mais Igreja em saída e, como futuros presbíteros, temos o encargo de fomentar cada vez mais a experiência missionária onde quer que estejamos. Por isso estar participando deste congresso é reavivar a vida missionária; significa estar com Jesus para depois ser enviado para dar continuidade a sua missão (cf. Mc 3, 13). Dar continuidade significa também ser testemunhas do amor de Deus em todos os lugares”, acrescentou.

“Sou grato por esta rica experiência e pelo grande conteúdo reflexivo acerca da missão”, revelou o seminarista Rolisson Afonso, frisando que “os participantes retornarão com os corações ardentes na missão e animados para compartilhar em suas dioceses tudo o que foi conteúdo do congresso”.

Da Redação

 

 

 

Categorias
Categorias