Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa

Delegação do Rio de Janeiro esteve em Portugal para organizar os Dias nas Dioceses em preparação à Jornada da Juventude, em Lisboa

Com a missão de preparar a peregrinação do grupo oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa, a comissão arquidiocesana teve encontro com os organizadores do Comitê Organizador Local (COL) e responsáveis pela pré-jornada, atualmente, com o nome de Dias nas Dioceses. O objetivo é preparar a peregrinação dos jovens a partir de três eixos: espiritualidade, cultura e social.

A comissão arquidiocesana foi integrada pelo bispo auxiliar e referencial do Setor Juventude, Dom Paulo Romão, pelo coordenador arquidiocesano de pastoral, cônego Cláudio dos Santos, e pela coordenadora de programação da Rádio Catedral, Fátima Lima.

Os integrantes da comissão foram recebidos pelo bispo auxiliar de Lisboa Dom Américo Aguiar, que faz parte do COL, e pela diretora de comunicação desse comitê, Ana Alves. Neste primeiro encontro estabeleceu-se  parceria na atuação da comunicação da Arquidiocese do Rio com a JMJ 2023 para que possa atuar com transmissões e coberturas completas para as mídias da Arquidiocese do Rio de Janeiro, bem como estender esse trabalho para os brasileiros que lá estarão.

“Desde que a Jornada Mundial aconteceu no Rio de Janeiro, nós, da comunicação da arquidiocese, nos esmeramos para a cobertura integral das jornadas. Aconteceu assim na Polônia, no Panamá, e, se Deus quiser, acontecerá em Lisboa. São quase 15 dias que mostramos através da Rádio Catedral FM e WebTV Redentor as experiências dos jovens no país que acontece a JMJ e seus encontros com o Papa. Sempre é uma emoção, porque cada lugar tem sua particularidade, sua cultura e seu jeito próprio de acolher e transmitir. Tudo isso é bem bacana. O que queremos é que aqueles que não puderam ir à Jornada façam parte da JMJ acompanhando pelos meios da arquidiocese”, declarou a coordenadora de programação da Rádio Catedral, Fátima Lima.

Depois de visitar o COL, a equipe seguiu para as cidades de Braga e Fátima para ajustar os dias que antecedem a Jornada. Foi acolhida pelo arcebispo Dom José Cordeiro e pela delegação de Braga. A pré-jornada será um momento da juventude conhecer outras realidades culturais e de espiritualidade. Serão dias de catequese, de encontros, descobertas culturais, encontro com outros jovens de várias nacionalidades. Os Dias nas Dioceses acontecerão de 26 a 31 de julho de 2023 e a JMJ em Lisboa terá início no dia 1º de agosto.

“Começamos um diálogo com o COL para organizar nossa presença em Portugal tanto na pré-jornada como na Jornada em Lisboa. Primeiro fomos em Lisboa, onde será o centro da comunicação. Depois fomos em Braga, uma cidade bonita, onde faremos a pré-jornada de 26 a 31 de julho, com atividades litúrgicas, religiosas e culturais. Também fomos em Leiria, a diocese onde está Fátima, pois durante a pré-jornada faremos uma peregrinação com o grupo oficial. Os jovens das paróquias e comunidades devem se organizar para participar, neste momento, entrando em contato com a empresa responsável”, disse Dom Paulo Romão.

Já o coordenador arquidiocesano de pastoral, cônego Cláudio dos Santos, destacou que a visita em Portugal para definir o local da pré-jornada e a participação na Jornada de Lisboa teve a finalidade de colaborar no fortalecimento da juventude na arquidiocese.

“Estamos alegres e na expectativa de nos encontrar em Lisboa no ano que vem nesta Jornada tão esperada pós-pandemia. Lisboa está preparada para acolher jovens do mundo inteiro, principalmente do Rio de Janeiro. Convido a todos os interessados a se organizarem para fazer parte do grupo oficial que será liderado pelo nosso arcebispo Dom Orani. Qualquer dúvida entrar em contato com a coordenação de pastoral pelo e-mail coordenacaopastoral@arqrio.org.br”, disse cônego Cláudio.

A JMJ de Lisboa se torna muito especial para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, porque completa 10 anos da JMJ realizada no Rio de Janeiro, que reuniu mais de três milhões de jovens com o Papa Francisco na Praia de Copacabana, cartão postal da cidade. Portanto, a peregrinação às terras lusitanas está sendo preparada com muito zelo, desde um dia de visita ao Santuário Bom Jesus do Monte, em Braga, e um dia de espiritualidade em Fátima, local em que a Virgem Maria se encontrou com os pastorinhos.

Para se inscrever e fazer parte do grupo oficial da Arquidiocese do Rio, os interessados deverão entrar em contato pelo WhatsApp 99515-1010 ou pelo e-mail: atendimento@milessisturismo.com.br.

 

Da Redação

Categorias
Categorias