Congresso Arquidiocesano da Iniciação à Vida Cristã

Na manhã do dia 9 de julho, com a presença de todos os vicariatos, a Catedral de São Sebastião abriu as portas para receber todos os segmentos da Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese do Rio de Janeiro para a realização do 10º congresso arquidiocesano. O evento esteve sob a direção da coordenadora arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã, irmã Patrícia Violeta de Maria, da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Belém.

Antes mesmo do horário previsto da chegada, vários grupos já estavam se encontrando… reencontrar aqueles que em suas comunidades paroquiais são “jardineiros de gente”, como nos diz madre Maria Helena Cavalcanti sobre estes discípulos missionários que, semeando com alegria a Boa Nova de Jesus, fazem com que o Divino Mestre seja mais conhecido e mais amado.

A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, e entre os concelebrantes, os bispos auxiliares Dom Roque Costa Souza e Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, e o emérito Dom Assis Lopes, que estava comemorando 54 anos de sacerdócio.

 

Memória de Santa Paulina

Na acolhida, Dom Orani fez memória de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a primeira santa do Brasil, de origem italiana. “Durante a missa de beatificação de Madre Paulina, em Florianópolis (SC), em 1991, o Papa São João Paulo II afirmou: ‘O Brasil precisa de santos, de muitos santos! A santidade é a prova mais clara, mais convincente da vitalidade da Igreja em todos os tempos e em todos os lugares’. Aos poucos, surgiu um número razoável de processos com novos beatos e santos declarados. Isto mostra que em todos os tempos e lugares o Senhor nos chama à santidade por meio da vivência coerente à vida cristã”.

 

Orações por Dom Eugenio Sales

O arcebispo também recordou os 10 anos da partida para a eternidade de Dom Eugenio de Araujo Sales, na qual agradeceu a Deus pela sua vida e missão. Durante a celebração, irmã Lucia também fez uma retrospectiva do apoio que Dom Eugenio deu à Iniciação Cristã na arquidiocese. Após a missa, Dom Orani desceu à cripta da Catedral, onde rezou pelo descanso de seu antecessor, colocando flores no seu túmulo.

 

Testemunhas do Ressuscitado

Na homilia, Dom Orani destacou a missão da Comissão Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã, que procura por meio de um processo consciente de evangelização, de forma gradual e permanente, formar os verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo. “É uma alegria celebrar e confirmar na missão o trabalho importante e sério da Iniciação à Vida Cristã. Pedimos a Deus que o trabalho cresça e continue a dar bons frutos”.

Ao refletir a liturgia do dia, Dom Orani destacou que, quando se faz a experiência do encontro com o Senhor, o coração e a vida são transformados.

“Quando estamos abertos à graça de Deus pelo caminho de Jesus Cristo, somos entusiasmados à missão e prontos para responder: ‘Aqui estou! Envia-me’ (cf. Is 6,1-8). Nestes tempos complexos, somos chamados, como Igreja que somos, a anunciar o querigma, a Boa Notícia, para levar as pessoas ao aprofundamento da fé. A Iniciação à Vida Cristã ajuda as pessoas a darem passos, a serem cristãs, testemunhas do Ressuscitado, que está no meio de nós”, disse o arcebispo.

 

Novo assessor eclesiástico

Também houve um momento de reflexão, quando a coordenadora Arquidiocesana da Perseverança, Ignez Costa Siqueira, encenou o episódio da “Samaritana”. No final, os catequistas receberam a notícia da nomeação do padre Allexsandro Martins Valente como assessor eclesiástico da Iniciação Cristã. Também houve comunicação sobre as próximas Assembleias Vicariais a serem realizadas em agosto e em relação à Assembleia Arquidiocesana, em novembro, no Loretão.

 

Teologia da Iniciação Cristã

Após a celebração, o bispo auxiliar e referencial para a Iniciação Cristã, Dom Antonio Catelan, apresentou em conferência o tema do congresso: “Teologia da Iniciação Cristã”, seguido do relato de três experiências sobre o Batismo, Perseverança e Jovens e Adultos.

O congresso foi concluído com a presença do grupo de dança da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Madureira, do Vicariato Suburbano, que homenageou Nossa Senhora.

 

Testemunha da fé

Entre os sacerdotes concelebrantes estava o vigário episcopal do Vicariato Norte, cônego Aldo de Souto Santos, que acompanhou os catequistas do vicariato e de sua comunidade paroquial, a Paróquia Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora da Boa Vista, no Cachambi.

Para o pare Aldo, “catequizar é uma missão que envolve a vida inteira, sem reservas. A vocação do catequista consiste em estar a serviço da Igreja e transmitir aquilo que é fruto de uma experiência de encontro pessoal com Jesus. A exemplo dos discípulos que primeiro fizeram a experiência do ‘Vinde e vede’, sair a anunciar e levar os outros ao encontro do Senhor”, disse.

“Aquele que verdadeiramente se sente vocacionado a ser catequista nunca se cansa de ser ‘testemunha da fé e guardião da memória de Deus’ para o outro. O catequista deve experimentar constantemente a alegria de ser instrumento de Deus para o outro. A alegria deve ser a marca do catequista, partilhou cônego Aldo dos Santos.

 

Comissão Arquidiocesana

A Comissão Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã, criada pelo 10º Plano de Pastoral, engloba as antigas comissões arquidiocesanas do Batismo, Catequese e Crisma.

Em seus diversos níveis, isto é, arquidiocesano, vicarial, de forania e paroquial, devem assessorar a organização, articulação, animação, formação e acompanhamento em todos os segmentos (Pastoral do Batismo, Catequese Especial, Crianças e Adolescentes, Jovens e Adultos).

 

Carlos Moioli, com informações da Comissão Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã

Categorias
Categorias