Seminaristas participam da Via-Sacra no Cristo Redentor

A comunidade do Seminário Arquidiocesano de São José encerrou as atividades do tempo da Quaresma rezando a Via-Sacra e fazendo o percurso do Centro de Visitantes Paineiras até o Santuário Cristo Redentor, no Corcovado, no dia 31 de março.

Acompanhando os seminaristas, também do Seminário Menor São João Paulo II, estavam o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, que acolheu a todos, o reitor do Seminário Arquidiocesano de São José, cônego Leandro de Souza Câmara, e os padres Leonardo da Silva Machado e João Damasceno Furtado Câmara.

 

Via-Sacra

Durante o percurso, que durou uma hora e meia, havia os quadros da Via-Sacra, que constituem as cenas da Paixão de Cristo, colocadas ao longo do caminho. As obras foram feitas em arte naif, tipo de arte popular e espontânea que valoriza a representação de temas cotidianos e manifestações culturais do povo, produzidas pelo artista plástico Sandro de Souza.

O artista reproduziu as cenas da Paixão de Jesus em cenários da cidade do Rio de Janeiro, trazendo a vivência da Quaresma e da Semana Santa para a realidade carioca. 

“Andando pela cidade e, muitas das vezes, rezando o Terço. Aí comecei a pensar como seria se Jesus Cristo passasse por toda a Paixão d’Ele na nossa cidade. Comecei por Sua condenação e, a cada dia, eu seguia uma direção diferente, imaginando tudo acontecendo aqui. Um dia, olhando para o Cristo Redentor, da Enseada de Botafogo, pensei: ‘Esse é o Ressuscitado da nossa cidade, o próprio Redentor’. Mas, na 4ª estação, que é o encontro de Jesus com sua Mãe, eu pensei: ‘Por que não fazer o encontro com a igreja que é a representação da devoção arquidiocesana de Maria, a Igreja de Nossa Senhora da Penha?’. Então aí estava completa. Peguei todos os pontos que imaginei se encaixar com cada estação e fui, aos poucos, concebendo uma a uma”, contou.

 

Da Redação

Categorias
Categorias