Simpósio na PUC-Rio reflete o testemunho e legado do Padre Cícero Romão

O II Simpósio Nacional “Padre Cícero Romão: Testemunho e Legado” foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Auditório Padre José de Anchieta, de 11 a 13 de novembro, de forma presencial e por meio da plataforma  Zoom.

O evento foi promovido pelo Departamento de Teologia da PUC-Rio, por meio do Programa de Pós-Graduação em Teologia, em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Diocese de Crato, no Ceará, a Universidade Regional do Cariri (Urca), SerTão Rio e Centro de Estudos Padre Cícero Romão Batista.

Os conferencistas abordaram temas fundamentais sobre a vida do Padre Cícero, sua atuação religiosa, política, econômica, socioambiental e cultural que marcaram uma época e que continuam a fazer sentido para os romeiros de todo o país.

O simpósio deste ano é marcado por dois acontecimentos históricos e importantes sobre o Padre Cícero: a celebração dos 180 anos de seu nascimento, que foi em 24 de março de 1844, e a memória dos 90 anos de sua morte, ocorrida em 20 de julho de 1934.

Entre os participantes, o padre Anderson Pedroso, reitor da PUC-Rio, o padre Waldecir Gonzaga, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, e o vigário episcopal para a Caridade Social, monsenhor Manuel Manangão. A abertura foi feita pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

Também fez parte da abertura o lançamento do livro “O Testemunho e o Legado de Padre Cícero Romão Batista”, obra organizada pelos professores Francilaide de Queiroz Ronsi e José Carlos dos Santos.

 

Histórico

Em 2020, durante os dias 6 e 7 de outubro, em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e a Diocese de Crato, Ceará, o Departamento de Teologia da PUC-Rio realizou o I Simpósio Nacional sobre o Padre Cícero Romão Batista, com o tema: “Um padre e sua fé: Cícero, história e legado”.

Depois desse simpósio, o Programa de Pós-Graduação em Teologia, com a colaboração de pesquisadores e pesquisadoras de outras instituições, em especial com a Universidade Regional do Cariri (Urca), da SerTão Rio e Centro de Estudos Padre Cícero Romão Batista, realizou um curso de extensão “Espiritualidade e religiosidade popular: Padre Cícero Romão e o compromisso com a fé e a vida”.

Em 2022, foi constituído o Grupo de Estudos Ir. Annette – Espiritualidades e religiosidade popular.

 

Da Redação

Categorias
Categorias