Tempo do Advento

O tempo do Advento inicia-se nas primeiras vésperas do próximo dia 02 de dezembro, são quatro semanas em que nos preparamos para o Natal de Nosso Senhor. Um tempo de reflexão e de espera na vinda do Senhor. Dentro desse tempo podemos preparar a nossa casa e a nossa vida interior para a chegada do Messias.

O tempo do Advento, além de nos preparar para o Natal de Nosso Senhor (17 a 24 de dezembro com a semana de preparação próxima do Natal), gera em nós a feliz expectativa na segunda vinda de Cristo (do início até o dia 17 de dezembro), pois Ele já nasceu uma vez (Ele já veio), agora, como repetimos em toda Eucaristia, aguardamos a sua segunda vinda (Ele virá). O sacerdote reza assim após o Pai Nosso: “Livrai-nos de todos os males, Pai, e dai-nos hoje a vossa paz, ajudados por vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo!”.

Quanto a esse dia, não sabemos quando será e nem a hora exata, somente o Pai do céu sabe, mas a cada Natal renovamos essa expectativa. E ainda, o Senhor não nascerá novamente na manjedoura em Belém, mas deverá nascer em nosso coração.

Uma das formas de nos prepararmos para o Natal do Senhor nesse Advento é através da confissão sacramental, pois através da confissão limpamos o coração e nos purificamos para celebrar melhor o Natal do Senhor (“preparai os caminhos do Senhor”). Outra forma é realizarmos a novena de Natal, ou individualmente, em grupo ou em família, preparando com alegria a vinda do Senhor. A novena de Natal pode ser rezada a partir do primeiro domingo do Advento, ou entre os dias 16 e 24 de dezembro. O importante é rezar em comunidade e em família a Novena de Natal 2023.

Ao longo do tempo do Advento, a cada domingo acende-se uma vela da coroa do Advento. A coroa do Advento tem uma forma circular, significando que a nossa vida também é um ciclo, em que nascemos, crescemos, amadurecemos e morremos, e após a morte, enxergaremos a luz e nos encontraremos com o Senhor. Acender uma vela da coroa do Advento a cada domingo significa que estamos nos aproximando da luz e deixando as trevas para trás. O Senhor vem iluminar a nossa vida e nos tirar das trevas do pecado. Por isso, no último Domingo do Advento quando todas as velas estão acesas, significa que a Luz de Cristo está muito perto de nós, iluminado as nossas trevas.

Durante o tempo do Advento, temos que ser como João Batista, preparando a chegada do Senhor. E como poderemos ser João Batista nos dias de hoje? Anunciando a Palavra de Deus aos irmãos, formando grupos para rezar a Novena de Natal (aumentar a capilaridade de nossa presença), aproximando-nos da confissão sacramental e nos reconciliando com Deus e com aqueles que de certo modo magoamos ao longo deste ano.

Do mesmo modo que João Batista, podemos anunciar às pessoas que o Reino de Deus está próximo de nós, e exortá-las a mudarem de atitude. O Reino de Deus é paz, justiça, perdão, amor e misericórdia. Temos que viver o Reino de Deus aqui na terra, para contemplá-lo de maneira definitiva no céu. É justamente o que precisamos no mundo hoje, mais justiça, amor, perdão e misericórdia. Peçamos ao Pai do céu essa graça, que tenhamos mais paz e menos guerra.

A cor litúrgica predominante ao longo do tempo do Advento é o roxo, mas a cor roxa não significa tristeza ou luto, mas tem um sentido penitencial que deve nos levar à reflexão em busca de uma mudança de vida. Do mesmo modo que limpamos a nossa casa, enfeitamos, montamos árvore de Natal e presépio, devemos limpar o nosso coração e nos preparar bem para celebrarmos o Natal.

Ao longo do tempo do Advento, não entoamos o cântico do Glória, que volta na grande noite de Natal. Outra característica desse tempo do Advento é que nas duas primeiras semanas, ou até o dia 17 de dezembro, a liturgia foca para nós na segunda vinda de Cristo, já a partir do dia 17 de dezembro até ao dia 24 de dezembro a liturgia foca propriamente no natal, ou seja, na primeira vinda de Nosso Senhor.

Durante o tempo do Advento, acompanharemos alguns personagens que nos ajudarão a rezar e a mergulhar na espiritualidade desse tempo. Dentre eles podemos mencionar João Batista, o precursor, ou seja, João é aquele que prepara o povo para a chegada do Messias, pregava um batismo para a conversão dos pecados. Chama aqueles que estavam nas trevas para que se aproximassem da luz. Outro personagem que acompanharemos ao longo desse tempo do Advento é o profeta Isaías, que profetizou muitas vezes sobre a vinda do Messias, e muitas das coisas que Isaías disse há cerca de 400 anos a.C, se cumpriu em Jesus.

Outros dois personagens marcantes desse tempo do Advento, já a partir da segunda semana de dezembro, entre os dias 17 e 24, quando o tempo do Advento trata mais sobre o Natal, ou seja, primeira vinda de Jesus. Esses personagens são a Virgem Maria e São José, até então pessoas simples, do povo, que viviam a espiritualidade judaica, mas foram escolhidas por Deus, para formar a Sagrada Família, e gerarem o Salvador.

Nós como cristãos católicos devemos preparar o Natal para o que de fato ele significa, ou seja, o nascimento de Jesus. Temos que ensinar aos nossos filhos, netos e afilhados o verdadeiro sentido do Natal, que não é Papai Noel ou somente presentes, mas que o nosso maior presente é Jesus Cristo. Por isso, a importância de rezar a Novena de Natal em família, em preparação ao Natal. Neste ano que comemoramos 800 anos do presépio de Greccio que São Francisco criou, será uma boa ocasião de montarmos o nosso presépio em nossas casas, além de o termos nas igrejas, e, se possível, também nas ruas e praças, retomando assim o verdadeiro sentido do Natal.

Celebremos com esperança o tempo do Advento e nos preparemos para acolher o Senhor que virá. Realize a Novena de Natal ao longo desse tempo do Advento, para que a sua família entenda melhor o sentido do Natal. Que o mesmo Espírito Santo, que encheu Maria com o seu amor para que ela desse a Luz ao seu filho, nos encha do mesmo amor e da mesma fé.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

 

Categorias
Categorias