Vicariato da Cultura se reúne para planejar novas ações e projetos culturais

No dia 26 de abril, foi realizada no Edifício João Paulo II, na Glória, a primeira reunião com membros leigos do Vicariato Episcopal para Cultura da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O encontro foi conduzido pelo vigário episcopal para Cultura, cônego Marcos William Bernardo, com o objetivo principal de expandir o acesso à cultura para aqueles que nunca tiveram oportunidade de promover o diálogo entre a “favela e o asfalto”, entre o “rico e a periferia”.

A cultura é considerada uma das maiores características do Brasil, e iniciativas de projetos e ações para uma cultura igualitária a todos fazem com que a Igreja Católica acredite no rompimento de todas as barreiras sociais. Possibilitando, assim, a descoberta de novas riquezas em conexão com a cultura contemporânea.

Durante o encontro, foi apresentado o site atualizado do Vicariato para Cultura – VicultArqRio: www.vicultarqrio.org.br – com uma nova proposta cultural para todos os cariocas, sem distinção.

Também estavam presentes na reunião o produtor cultural Eduardo Maruche,  o produtor artístico Fernando, o professor da PUC-Rio Maurício Fernandes, Leila Caille do Projeto Teatro Desconectar é Preciso, Amanda Zanotto, instrutora de Mindfulness, Deusemara Oliveira, psicóloga transpessoal, Helen, do grupo TraceursParkour, e o designer Zeca Pontes, constituindo os primeiros membros leigos responsáveis pelo vicariato.

As ações incumbem aos novos membros: a criação de uma linguagem cultural mais acessível entre a Igreja e a sociedade; a valorização do ser humano através da própria cultura; e a mediação de novos criadores de cultura, sempre respeitando todas as diversidades.

Segundo o cônego Marcos William, “a nossa cultura brasileira quer bem a nossa Igreja Católica” e, por isso, é preciso enxergar que pode haver cultura “dentro de qualquer cantinho e em qualquer paróquia da nossa igreja”. Em clima otimista, a reunião terminou com um momento de oração.

 

Rebecca Borges

Foto: Carlos Moioli

Categorias
Categorias