Arquidiocese do Rio ganhará 15 novos sacerdotes

“Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” (Jo 21,17) é o lema da turma dos 15 novos sacerdotes que serão ordenados no dia 7 de maio, às 8h30, na Catedral de São Sebastião, no Centro, pelas mãos do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

Em preparação ao segundo grau do Sacramento da Ordem, os diáconos transitórios irão participar de um retiro espiritual no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido, de 2 a 6 de maio, sob a orientação do arcebispo emérito de Niterói (RJ), Dom Frei Alano Maria Pena.

Os novos pastores do clero da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que já receberam a ordenação diaconal no dia 12 de dezembro de 2021, foram formados pelo Seminário Arquidiocesano de São José, o mais antigo do Brasil, que neste ano, no dia 5 de setembro, completará 283 de fundação.

Após a ordenação, como de costume, os ordinandos irão celebrar suas primeiras missas nas paróquias de origem ou onde nos últimos tempos fizeram pastoral.

 

Testemunhos

Os futuros pastores estão felizes com a ordenação. Depois de passar por todas as fases, concluindo com a teologia, cada um manifesta gestos de gratidão e expectativas para servir a Igreja e o povo de Deus.

“Pela oração da Igreja irei me tornar sacerdote para sempre e por meio desse ministério ordenado servir e amar a quem o Senhor me enviar”, disse o diácono André Luiz.

Para o diácono Alexandre Pinheiro, o sentimento de receber a ordenação é de humildade e grande responsabilidade diante do sacerdócio. “Uma vocação para ir mar a dentro, rumo a águas mais profundas, na evangelização e no meu próprio coração”, disse.

Já o diácono Bruno Loura partilhou:  “Dou meu sim, sabendo que não estou pronto, mas que Deus vai me capacitando dia após dia, pois Ele é fiel”.

“Já pude experimentar a presença de Deus me dando o peso do que está para acontecer, e de como é um desfecho tão grave e importante para minha história, ao mesmo tempo belo e revelador da misericórdia e do amor de Deus”, disse o diácono Felipe Cinelli.

O diácono Luan Argento partilhou: “Me sinto muito feliz em poder ajudar no caminho de santidade do povo de Deus”.

Segundo o diácono Paulo Diego, sua ordenação se resume em uma palavra: “Gratidão a Deus por ter me chamado a essa sublime vocação”.

“Sinto-me pequeno diante do grande mistério de Deus, não que isso seja ruim, mas me aproximo com temor e tremor desta grave vocação, consciente do que devo ser”, revelou o diácono Raphael Talarico.

O diácono Walker Viana apontou: “Aproximo-me com muita reverência do mistério de minha própria vocação. Sei que esse dom não se recebe por merecimento, mas se realiza por pura graça de Deus”.

Para o diácono Rodrigo Brum, o sentimento da ordenação foi “de deixar Deus sempre me surpreender, recebi a aprovação da Igreja para ser ordenado padre, consciente de que não é por merecimento ou capacidade minha, mas sim por total misericórdia do Senhor”.

 

Novos sacerdotes

  1. Addae Vinicius Santos da Silva
  2. Alexandre Carvalho Lima Pinheiro
  3. André Luiz Oliveira dos Santos
  4. Bruno Marinho dos Santos Loura
  5. Felipe Cinelli Barbosa
  6. Felipe de Souza Pertence
  7. Frederico Rodrigues Farias
  8. Isaac Freire de Deus
  9. Luan Gomes Argento
  10. Paulo Diego Braga da Silva
  11. Raphael de Lima Talarico
  12. Rodrigo Brum Moreira Junior,
  13. Stannly Cunha dos Santos
  14. Walker de Souza Viana

 

Carlos Moioli

Foto: Carlos Ébano

Categorias
Categorias