Padre Felipe recebe homenagem da Câmara do Rio

O pároco da Paróquia São Sebastião e Santa Cecília, em Bangu, padre Felipe Lima Pires, que também é vigário episcopal do Vicariato Oeste, foi agraciado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, a principal homenagem que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade, em especial, na própria cidade.

De iniciativa do vereador Márcio Santos, a cerimônia foi de “Moção de congratulações e aplausos”, e realizada no Plenário Teotônio Villela do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, no dia 27 de abril.

Estavam presentes os pais e familiares de padre Felipe, amigos e paroquianos. Entre os sacerdotes presentes, o vigário episcopal do Vicariato para a Educação, padre Thiago Azevedo, e o chanceler da Cúria Metropolitana, monsenhor Helio Pacheco Filho. O arcebispo Dom Orani João Tempesta foi representado pelo bispo auxiliar Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira.

“Mais que uma homenagem à pessoa do padre Felipe, é um reconhecimento pela missão que é exercida, pelo trabalho de capilaridade da nossa Igreja Católica nos bairros, em especial, na Zona Oeste, onde estamos. A região tem muitos desafios, e o trabalho da Igreja vai além da evangelização, pois tem uma atenção voltada para as necessidades sociais e pastorais do povo”, disse o homenageado.

Padre Felipe recebeu a homenagem às vésperas de completar 40 anos. Filho de Antônio Pereira Pires e de Maria Nilce Lima Pires, nasceu em Irajá, no subúrbio do Rio de Janeiro, no dia 28 de abril de 1982. Formado no Seminário Arquidiocesano de São José, foi ordenado no dia 31 de maio 2008 pelas mãos de Dom Eusébio Oscar Scheid. Já esteve à frente da Paróquia São Francisco de Assis, em Senador Camará e, desde o dia 22 de junho de 2015, é o pároco da Paróquia São Sebastião e Santa Cecília, em Bangu.

Segundo o vereador Márcio Santos, o ato legislativo quis promover o ministério do padre Felipe Lima Pires por “transformar vidas” e ser uma “inspiração” para os amigos que têm a “alegria de ter a sua amizade” e, em especial, os paroquianos da Paróquia São Sebastião e Santa Cecília, em Bangu.

“O seu zelo e cuidado, atuando como supervisor, guarda e vigilante, supervisionando não só o bairro de Bangu, mas também toda a Zona Oeste, é uma marca indelével da atuação de um vigário episcopal, preocupado com o povo de Deus a ele confiado. Atuando de forma latente conforme o próprio termo ‘episcopal’ que deriva do grego epískopos, disse o vereador.

“Um padre dado por Deus para nos guiar no caminho da salvação. A sua total entrega e preocupação não só pela parte espiritual, mas também pelo bem-estar de cada bairro, é a demonstração da grandeza e da beleza do seu sacerdócio. Deixar tudo e entregar-se completamente nas mãos do Senhor. Isso pede vocação, força e fé. O padre atleta, atleta do corpo e da alma, nos leva a beleza de Cristo”, disse o vereador Márcio Santos, que também parabenizou o homenageado pelo seu aniversário natalício.

Conhecido como “padre maratonista” por participar, promover e incentivar o atlestismo, padre Felipe também exerce ofícios em âmbito arquidiocesano como diretor conselheiro da Casa do Padre e membro dos conselhos Presbiteral e  de Assuntos Econômicos.

Carlos Moioli

Foto: Renan Olaz / CMRJ

Categorias
Categorias