Vicariato Oeste homenageia Dom Orani pelo seu jubileu de ordenação episcopal

No dia 25 de abril, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, completou 25 anos de episcopado. Ele foi ordenado bispo na sua cidade natal, São José do Rio Pardo (SP), em 1997, pelo seu antecessor, Dom José de Aquino Pereira, que era bispo da Diocese de São José do Rio Preto (SP).

Dom Orani celebrou seu jubileu em São José do Rio Preto, onde foi o terceiro bispo diocesano, no dia 21 de abril; em São José do Rio Pardo, onde foi pároco da Paróquia São Roque e abade do Abadia Cisterciense de Nossa Senhora de São Bernardo, no dia 24 de abril; e no Rio de Janeiro, na Catedral de São Sebastião, no Centro, no dia 25 de abril.

O primeiro vicariato a celebrar uma missa em ação de graças foi o Vicariato Oeste, no dia 25 de maio, na Praça da Fé, no centro de Bangu. Junto com Dom Orani concelebraram a missa o bispo auxiliar e animador do Vicariato Oeste, Dom Célio da Silveira Calixto Filho, o vigário episcopal, padre Felipe Lima Pires, que organizou a celebração, e os sacerdotes que exercem o ministério no vicariato.

Também estavam presentes na celebração políticos da região, o deputado estadual Márcio Gualberto,  os vereadores Márcio Santos, Jorge Felipe e Marcelino d’Almeida e o subprefeito Diogo Borba.

Dom Orani foi saudado pelo padre Felipe Lima. “É com alegria que hoje nos reunimos nesta praça, para elevarmos a Deus a nossa gratidão pelo seu jubileu de prata episcopal, pelo seu pastoreio em nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo seu coração de pastor. Hoje nossas igrejas do vicariato se alegram, por podermos juntos agradecermos a Deus”.

O arcebispo lembrou que a missa foi celebrada na semana que antecede o 56º Dia Mundial das Comunicações e a Semana Laudato Si, quando se completa sete anos da encíclica do Papa Francisco sobre a Casa Comum. “É com alegria que aos poucos estamos retornando as nossas celebrações nas ruas e nas praças, ainda com uma certa prudência. Louvado seja o Senhor que nos faz, cada vez mais,  celebrar nas ruas e praças, mostrando que nós, católicos, estamos anunciando Jesus Cristo através da nossa presença e da nossa unidade, com os cantos, palavras e testemunhos”.

Dom Orani destacou, ainda, a questão da missão, refletindo a leitura do dia, dos Atos dos Apóstolos, da missão de Paulo no Areópago.

“O grande presente que gostaria de receber é justamente esse, de sermos uma comunidade missionária, evangelizada e evangelizadora, que sabe se adaptar nas várias situações sem perder a verdade do Evangelho, sem deixar de anunciar totalmente Jesus Cristo, mas dentro das várias realidades que estamos vivendo”, disse.

“Nestes meus 25 anos de bispo, e de 47 de padre, já encontrei muitas situações de que pensar de que forma iria começar a anunciar o Evangelho devido a tantas situações que temos diante de nós. Nem sempre estamos diante de um ambiente seguro diante da igreja, da comunidade, mas muitas vezes são pessoas sedentas de Deus, porém com culturas bastante diferentes”.

Para o arcebispo, somos chamados a testemunhar e anunciar às pessoas o entusiasmo de encontrar o Senhor, principalmente àquelas que têm conhecimentos deturpados em relação às figuras de Jesus, Maria e dos santos.

No final da celebração, Dom Orani foi homenageado pelo professor Gonçalo, bastante conhecido na Zona Oeste, principalmente na Paróquia de São Lourenço, que falou em nome do vicariato.

“Falar de Dom Orani não há necessidade, pois todos conhecem o seu exemplo de vida. O que nos cabe é agradecer a Deus pelo dom de sua vida, por ter colocado entre nós esse pastor em nossa cidade. Também ao senhor por estar neste momento de ação de graças partilhando conosco o seu jubileu episcopal. Gratidão ao senhor que disse sim ao chamado do Pai, pelo carinho, zelo, atenção e disponibilidade aos irmãos mais carentes dessa sofrida e desigual cidade do Rio de Janeiro.”

No final, o arcebispo foi saudado por Dom Célio Calixto, bispo animador do Vicariato Oeste, dizendo que nunca mais o vicariato será o mesmo depois da presença de Dom Orani na arquidiocese. “Essa configuração atual de 28 paróquias é uma obra do seu ministério, um dinamismo que mexeu com o vicariato. O senhor segue a diretriz do Papa Francisco, de um pastor com cheiro de ovelha, imprimindo na cidade e, particularmente, nesse vicariato a sua missão. Há um mês, na Catedral, eu desejei ao senhor mais 25 anos de episcopado, e com a oração desse povo, Deus pode todas as coisas. Que o Senhor Deus o acumule de bênçãos e saúde, com a intercessão de Nossa Senhora.”

O deputado Márcio Gualberto e o vereador Márcio Santos entregaram ao arcebispo uma moção de aplausos da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Dom Orani também recebeu uma camisa do Bangu com o seu nome e o número 25.

 

Carlos Eduardo Bittencourt

Foto: Assis Freitas

 

 

Categorias
Categorias