Visita do Grupo oficial da Arquidiocese do Rio na JMJ Lisboa 2024

Uma delegação da Arquidiocese do Rio de Janeiro está em Braga a preparar a presença nos Dias nas Dioceses que antecedem a Jornada Mundial da Juventude de 2023.

O bispo auxiliar D. Paulo Alves Romão, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, explicou que esta é “a melhor altura” para preparar “bem esse momento de pré-jornada” que são os Dias nas Dioceses, “se envolvem os jovens com a Igreja local, a visitar locais e com uma dimensão e gesto social, assim como cultural e uma perspectiva educativa, preparando os jovens para viverem bem a Jornada”.

D. Paulo Alves, acompanhado pelo cónego Claúdio Santos, pároco da Catedral, e Fátima Lima, responsável da comunicação da diocese carioca, explicou que a escolha recaiu sobre Braga porque, em 2016, “a Arquidiocese do Rio de Janeiro fez uma pré-jornada aqui” e, tendo gostado da experiência, não viram porque não repetir a experiência.

“É um povo muito acolhedor, é uma experiência muito bonita e acolhedora, portugueses e brasileiros estão juntos, totalmente unidos até por uma questão de tradição, muitos que vêm cá são filhos de portugueses também. Existe esse laço e afinidade entre países e culturas”, explicou o bispo auxiliar.

Antes da visita ao Santuário do Bom Jesus do Monte – que o deixou “encantado” –, D. Paulo Alves Romão encontrou-se com o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, e visitou a cidade de Braga, que disse que tem “muita coisa bonita” e “muita riqueza”.

Os Dias nas Dioceses vão decorrer entre os dias 26 e 31 de Julho de 2023, seguidos pela Jornada Mundial da Juventude, que começa logo a 1 de Agosto. A Arquidiocese de Braga é uma das 17 dioceses que vai receber jovens antes da JMJ em Lisboa, tendo já recebido outras delegações para a preparação deste momento, que é da responsabilidade do Comité Organizador Diocesano.

Arquidiocese Braga

Categorias