32ª edição do Curso Anual dos Bispos do Brasil

 Teve início na tarde de ontem, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro, a 32ª edição do Curso Anual dos Bispos do Brasil, com a temática “Novas comunidades e a evangelização hoje”. Realizado desde 1990, esse ano o curso terá a presença do Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e do Pe. Luis Navarro, reitor da Pontificia Università della Santa Croce,em Roma.

Na abertura do curso, realizada ontem à noite, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, ressaltou o fato de que essa é a primeira edição do curso realizada de forma presencial desde a pandemia do COVID-19. Segundo D. Orani, “o tema foi escolhido devido às demandas e questionamentos acontecidos no curso do ano passado” e que esse tema trabalhado nas conferências “trará uma riqueza de informações que nos auxiliarão em nossos trabalhos para fomentar e pastorear as novas comunidades que se encontram em nossas Igrejas particulares.”

Por sua vez, D. Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico no Brasil, destacou que a Igreja brasileira está atenta aos sinais dos tempos, ao Espírito que inspira ao nosso tempo um estilo de comunhão a partir da sinodalidade, que cria novas formas de vivencia da vida cristã. D. Joel Portella, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB, indicou que a temática do curso pode ajudar o episcopado nos estudos e nos trabalhos já desenvolvidos pela Conferência Episcopal.

Na manhã de hoje, 24, os bispos participam de um painel com o Côn. Geovane Ferreira, fundador da Associação Família da Preciosa Vida, e com Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom; e de um painel com os bispos D. Gilson Andrade, D. Wellington Queiroz e D. Wilson Tadeu. Na parte da tarde haverá a conferência com o Cardeal Kevin Farrel, intitulada “Desafios e caminhos: uma visão do Dicastério responsável pelas novas comunidades”.

A edição do Curso para os Bispos 2023 segue com sua programação até o dia 27 de janeiro, sexta-feira.

Categorias