70 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

As celebrações dos 70 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continuam, no próximo sábado, 29 de outubro. O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, preside a missa em ação de graças na capela São Joaquim, localizada no interior do palácio onde foi criada a CNBB, em 1952.

A celebração terá a presença do bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência, dom Joel Portella Amado, e transmissão ao vivo pela Rede Vida de televisão e pelas redes sociais da CNBB, às 9h.

O palácio São Joaquim, no bairro da Glória, na capital do Rio de Janeiro, recebeu a Reunião Extraordinária de Instalação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre os dias 14 e 17 de outubro de 1952. Estiveram presentes naquela ocasião, os arcebispos das capitais brasileiras.

Na oportunidade, foi eleito presidente da Comissão Permanente e presidente da Conferência o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, arcebispo de São Paulo. E por proposta do presidente, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Helder Camara, foi aclamado secretário geral da Conferência.

Categorias
Categorias