Basílica do Méier acolheu comunidades de surdos do Regional Leste 1

As atividades de evangelização e as visitas missionárias da Pastoral do Surdo foram retomadas, de acordo com a programação de 2022.

No mês de maio, a Basílica Imaculado Coração de Maria, no Méier, dirigida pela Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Missionários Claretianos), acolheu no dia 29 de maio as comunidades dos Surdos do Regional Leste 1.

A programação iniciou-se desde 8h30 com a acolhida e oração de abertura coordenada pelos surdos e pelo pároco, padre Júlio César Melo Miranda. Ele acolheu a todos, usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As coordenadoras surdas da Basílica Imaculado Coração de Maria, no Méier, Patrícia Regina Tavares Cabral e Inácia Silva de Oliveira com o apoio do surdo Luiz Antonio Medeiros, também da comunidade, trouxeram uma reflexão sobre o significado da consagração para todos os batizados.

“Nós, membros do Corpo Místico de Cristo, a partir de nosso Batismo, somos ungidos e consagrados a Deus. Somos de Deus e isso nos traz consequências sérias e é motivo de alegria e esperança! Consagrados, somos testemunhas da esperança. O Espírito de Deus habita em nós. A nossa existência tem num sentido novo. Vivendo desafios na sociedade de hoje, cada boa ação e a nossa presença como fermento e luz nos faz missionários atuantes na Igreja. Maria, também escolhida pelo Deus misericordioso, consagrada a Ele, é nosso modelo e referência. Ela nos conduz ao Seu Filho”, disseram as coordenadoras surdas.

O momento de formação foi concluído com Oração da Ave Maria, pedindo a paz e a consagração da cidade do Rio de Janeiro ao Imaculado Coração de Maria. Foi lembrado que o arcebispo Dom Orani João Tempesta irá renovar a consagração do Rio de Janeiro ao Imaculado Coração de Maria, na Basílica do Imaculado Coração de Maria, no dia 25 de junho.

O coordenador arquidiocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência (Pasped), professor Cesar Bacchim, acolheu e incentivou manter a unidade das comunidades do Regional Leste 1.

Reforçou o convite para o dia 9 de junho, Hora Santa da Pastoral da Pessoa com Deficiência no Santuário Arquidiocesano da Adoração, a Igreja de Sant’Ana, às 18h na Praça Onze, dentro da programação da Semana Eucarística em preparação à Festa de Corpus Christi.

Recordou, também, a confecção do Tapete dos Surdos no dia 16 de junho, Solenidade de Corpus Christi, na Avenida Chile, em frente à Catedral de São Sebastião, a partir das 5h da manhã.

A intérprete local, Margareth Lessa, apresentou, em seguida, um grupo de seis ouvintes, colaboradores da Pastoral do Surdo na Basílica do Méier.

Em seguida, foi oferecido café e um bolo comemorativo pelos 26 anos de fundação da Pastoral do Surdo, no Méier.

A missa em ação de graças foi presidida pelo pároco, padre Júlio. Na procissão de entrada as bandeiras de cada comunidade local: a Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, da Arquidiocese de Niterói, e da Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, em Nova Iguaçu.

Também as paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro: Santo Antônio, na Pavuna, Santa Margarida Maria, na Lagoa, Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana, São Francisco Xavier, na Tijuca, Nossa Senhora do Desterro, em Campo Grande, Nossa Senhora de Fátima, em Jacarepaguá, Bom Jesus, na Penha, e a anfitriã, a Imaculado Coração de Maria, no Méier.

Ainda a presença de surdos da Paróquia São João Batista, da cidade de São João de Meriti, futura comunidade da Pastoral do Surdo a ser criada no próximo dia 3 de julho.

Após a Comunhão, os surdos e duas crianças ouvintes levaram a coroa e o terço, conduzindo a coroação da imagem Nossa Senhora do Silêncio, padroeira da Pastoral do Surdo.

Com a bênção final e a despedida, a presença de 120 surdos e sete intérpretes foi um sinal de testemunho e fidelidade a Cristo e à sua Igreja.

 

Coordenação da Pasped

 

Categorias
Categorias