Reencontro e emoção marcaram o Ecom 2022

Depois de dois anos em formato remoto, aconteceu presencialmente a décima primeira edição do Encontro de Comunicadores da Arquidiocese do Rio, o Ecom, em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O evento, que tem o objetivo de reunir profissionais católicos da comunicação e, principalmente, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), aconteceu no CCSP, anexo à Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, reunindo mais de cem participantes de todos os vicariatos da arquidiocese.

A emoção tomou conta da equipe organizadora que durante alguns meses o vinha preparando com muita dedicação. “Estamos muito felizes e emocionados com este reencontro, estávamos com muita saudade dos nossos eventos presenciais nos quais sempre preparamos com muito carinho”, declarou o secretário da Pascom Rio, Gustavo Kelly.

O encontro teve a participação de lideranças arquidiocesanas, como o vigário episcopal para Comunicação, padre Arnaldo Rodrigues, e o assessor da Pascom Rio, padre Bruno Citelli.

O bispo auxiliar Dom Antônio Catelan fez meditação sobre a mensagem do Papa Francisco para o 56° Dia Mundial das Comunicações, “Escutar com o ouvido do coração”, que também foi tema do encontro, e a psicóloga Ana Cláudia Meneguci, que palestrou sobre o tema: “A arte de escutar para uma comunicação assertiva”.

Ainda na parte da manhã, aconteceu uma roda de conversa na qual  convidados responderam perguntas dos participantes.

Após o almoço, os comunicadores se dividiram em três salas, batizadas, no ano passado, como “Papo de Pascom”, onde também conversaram sobre o tema da escuta com os títulos:

“A escuta no processo de criação e produção da comunicação” com os publicitários Marco Cazumba, Sávio Martins e Luiz Casemiro, da Pascom Rio, “A escuta que dá voz à comunidade” com o diretor e roteirista de TV e cinema Antonio Ernesto e Gustavo Kelly, da Pascom Rio, e “A escuta como instrumento pastoral” com Margareth Maria Lessa, que há 26 anos serve na Pastoral dos Surdos, e Michelle Neves, da Pascom Rio.

O evento foi encerrado com Santa Missa celebrada pelo Cardeal Orani João Tempesta, em clima de alegria e renovação.

“No Dia Mundial das Comunicações abraço todos os comunicadores que trabalham nos vários setores de comunicação da Igreja, nas assessorias, nos meios e nas paróquias, através dos agentes da Pastoral da Comunicação, os pasconeiros. Na pandemia, os meios de comunicação foram fundamentais para que a Palavra de Deus e a presença da Igreja estivessem nos corações e nas casas dos fiéis. Sabemos o valor que tem a comunicação e também de ser comunicação, na certeza que ‘escutar com o ouvido do coração’ – conforme propôs o Santo Padre na mensagem deste ano – faz toda a diferença”, disse Dom Orani.

“Agradecemos a presença de vocês nesse nosso retorno, pois estamos com muitas saudades de todos e, acho que, falo por todos os coordenadores, estamos muito felizes em rever todos vocês”, declarou, com emoção, o coordenador da Pascom do Vicariato Suburbano e anfitrião Luiz Casemiro, no término do encontro.

 

Pascom Rio

Categorias
Categorias