Presépio conscientiza fiéis a proteger o meio ambiente

A Paróquia Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora da Boa Vista, no Cachambi, fez a montagem do presépio, já uma tradição, como um convite para que os fiéis celebrem com alegria o nascimento do menino Deus. 

Segundo o pároco, cônego Aldo de Souto Santos, o presépio da matriz “apresenta vários traços do meio ambiente, conscientizando os fiéis a proteger e defender sempre a casa mãe, a Casa Comum”, como diz o Papa Francisco na “Encíclica Laudato Si’”. 

O presépio ressalta, ainda, a “presença dos animais que aquecem o ambiente do cenário simples do estábulo, representando a natureza a serviço do homem e de Deus; os pastores que foram os primeiros, depois de José e Maria, a tomarem conhecimento do nascimento do Salvador; o anjo, que representa a festa no Céu pelo nascimento do Filho de Deus na terra”.

A estrela, que sempre faz parte do cenário do presépio simboliza o “farol que nos direciona a encontrar o Senhor Salvador; os Reis Magos Belchior, Gaspar e Baltazar, sábios homens, que representam a ciência que vai até o Salvador e o reconhecem como Deus”.  

Cônego Aldo explicou que o presépio evidencia a figura de “São José, um simples carpinteiro, mas justo aos olhos de Deus, foi escolhido para ser o pai adotivo do Filho de Deus”, e também, “Maria Santíssima, escolhida para ser canal da graça de Deus, para que a Humanidade recebesse o seu Filho Salvador; e por fim o menino Jesus, o Filho de Deus que se fez homem e tornou-Se nosso Salvador”. 

A Paróquia Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora da Boa Vista fica na Rua Getúlio, 361, no Cachambi, na Zona Norte.

 

Da Redação

Categorias
Categorias