Sermão do descendimento da Cruz

Na Sexta-Feira Santa, após a celebração da Paixão do Senhor e antes de sair com a procissão com a imagem de Nosso Senhor morto e Nossa Senhora das Dores, acontece o Sermão do Descendimento da Cruz. É um momento marcante e emocionante, pois sentimos o mesmo que José de Arimatéia sentiu ao tirar o corpo do Senhor da cruz e o mesmo que Nossa Senhora sentiu ao ter o seu filho em seus braços e sepultá-lo.

É uma prática devocional antiga e especial da Semana Santa. Esse momento, normalmente, é realizado ao entardecer da sexta-feira santa. Além do sermão proferido pelo sacerdote, esse momento, na medida do possível, é encenado, usa-se um crucifixo próprio.

Na Sexta-Feira Santa, recordamos o dia da entrega de Nosso Senhor por nós, é o dia do amor maior, por isso, é sexta-feira da paixão. Não celebramos a “morte”, sabemos que Jesus está vivo e venceu a morte, mas agradecemos por Deus ter permitido que o seu Filho habitasse entre nós e morresse na cruz para nos salvar.

Jesus está pregado na cruz, depois de tê-lo adorado e prostrado diante d’Ele, precisamos tirá-lo da cruz para que Ele possa ressurgir glorioso na solene Vigília Pascal do Sábado Santo. Ele vai ressurgir glorioso, apenas com as marcas dos pregos e vai nos garantir que do mesmo modo que Ele ressuscitou dos mortos, também nós ressuscitaremos. Olhemos para cada marca de Jesus deixada pelos pregos e peçamos que os nossos pecados tenham sido pregados juntos. Ao tirar cada prego de suas feridas e lançá-lo longe, lancemos longe os nossos pecados.

Ao tirar o corpo do Senhor da cruz e entregá-lo a sua mãe, podemos lembrar de tantas mães que recebem os corpos de seus filhos nos braços, infelizmente, mortos precocemente devido à violência, drogas ou acidentes. Com certeza, a dor de Nossa Senhora foi a mesma, mas Ela recebeu o conforto de Deus e guardava tudo em seu coração, tinha a certeza que Ele ressuscitaria dos mortos. Rezemos por essas mães dos dias de hoje, que recebem o corpo de seus filhos em seus braços para que recebam de Deus o conforto e acreditem na vida eterna. Ninguém quer ver o outro sofrer ainda mais sendo um filho, por mais que seus pecados tenham sido grandes, e não cabe a nós julgar as suas atitudes. Entreguemos aqueles que morrem precocemente à misericórdia de Deus. Recordemos também de muitas mães que nada sabem do destino de seus filhos e não tem como recebê-los nos braços.

Os evangelistas escreveram os seus livros a partir do acontecimento da cruz e ressurreição. A partir da vivência que eles tiveram com o Senhor, após a sua ressurreição, puderam deixar escrito tudo o que Ele fez. A paixão e morte de Jesus na cruz é o mistério central da nossa fé, e em cada Santa Missa atualizamos esse mistério. Ao contemplar a cruz de Cristo, cremos na vitória da ressurreição e na vida eterna.

A cruz de Cristo é sinal de salvação, como diz o apóstolo Paulo: Por meio da cruz de Cristo, seremos salvos. A cruz de Cristo não é sinal de condenação como alguns pensam, mas ao contemplá-la, observamos a maior prova de amor de Deus por nós, Jesus morreu para a salvação de todos os povos e não só de um povo apenas ou só de quem acreditava n’Ele. Desde o nosso batismo, somos marcados com a cruz de Cristo e a fé na cruz de Cristo nos acompanhará ao longo de toda vida, até ao dia de nossa morte.

A cruz é o esvaziamento, porque ao se entregar na cruz, Jesus se esvazia de todos os privilégios e de todos os poderes. Podia se livrar de todo esse sofrimento, mas preferiu se entregar para nos salvar. A cruz é o esvaziamento de todo o poder. Ser pregado na cruz é ficar como escravo, condenado, expulso do povoado e sem poder fazer nada, pois fica com as mãos e pés atados. Morre como um rejeitado por todos, o esvaziamento se manifesta na perseguição, na prisão, no opróbrio da morte crucificada.

Jesus abraça a cruz livremente e, mesmo inocente, aceita tudo o que ia acontecer com Ele, conforme já previa o profeta Isaías, no capitulo que retrata sobre o servo sofredor. Jesus abraça a cruz em vista de um bem maior, ou seja, o bem que seria a salvação de todos. O justo morre em favor dos injustos. Com sua morte de cruz, se concretiza tudo aquilo que Ele pregou e que o próprio profeta Isaías disse a seu respeito.

O “evento” da cruz nos deixa algumas lições. Primeiramente, amar mais os nossos semelhantes; em segundo, carregar a nossa Cruz de cada dia e seguir em frente; em terceiro, não colocar um peso maior nos ombros do que aquele que podemos carregar e nem impor aos outros o peso que não podemos carregar; em quarto, viver a nossa vida de acordo com o Evangelho; e, ainda, em quinto, acreditar na vida eterna.

Iniciemos o descendimento da cruz pedindo “autorização” a Deus para tirar o corpo de seu filho da cruz. Não precisamos mais pedir autorização ao império romano, como fez José de Arimatéia, mas para carregar o corpo do Senhor é preciso ter autorização de Deus, pois é necessário fé e coragem para transportar o corpo do Senhor. É preciso acreditar que Ele não está mais ali, mas está vivo, e intercede junto ao Pai por nós.

Primeiro tiram a inscrição “INRI”, que significa: Jesus Nazareno Rei dos Judeus, escrito em hebraico, latim e grego. Essa inscrição se torna para nós uma profissão de fé e rezamos diariamente no Pai Nosso: “Venha a nós o vosso reino”. O Reino de Deus só se fará presente em nossa vida, a partir do momento que fizermos a vontade de Deus. Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Retiram a “coroa de espinhos”. Essa coroa não era digna de um rei, ainda mais um rei como Jesus. Puseram uma coroa dolorosa naquele que era o verdadeiro rei. Os espinhos simbolizam as consequências do pecado. Muitas vezes, cravamos essa coroa em Jesus, quando não realizamos a sua vontade e cometemos pecados.

“Desprendem o braço direito”. Ao ser crucificado, recebeu pregos em suas mãos e pés. Imaginemos a dor que Jesus sentiu ao receber esses pregos. Também colocamos esses pregos em Jesus toda as vezes que pecamos e que não fazemos a sua vontade em nossa vida. Ferimos Jesus todas as vezes que não permitimos que as nossas crianças tenham uma educação de qualidade.

Desprendem o braço esquerdo”. É preciso desatar os braços do Mestre, o braço que foi esticado e preso na cruz, o braço que foi feito para abençoar e fazer o bem, não pode ficar preso na cruz. Que todas as vezes que o nosso braço nos levar a pecar, lembremos das feridas que Jesus sofreu ao ter seu braço preso na cruz.

“Desprendem os pés”. Os pregos de seus pés com certeza eram maiores ainda que os pregos de suas mãos, pois pregaram seus dois pés juntos. Imaginemos a tamanha dor que Jesus sentiu, e ainda tendo que suportar a dor do flagelo que sofreu, da coroa de espinhos e dos pregos das mãos. Que todas as vezes que impedirmos alguém de caminhar, ou privar alguém de liberdade, possamos pensar o que Jesus sofreu ao ter seus pés pregados.

Por fim, “desceram o corpo de Jesus”. Nesse momento, façamos um profundo silêncio em sinal de respeito ao Mestre que é tirado morto da cruz. Imaginemos a cena do corpo de Jesus sendo entregue a Maria, sua mãe. Lembremo-nos nesse momento de tantas mães que recebem os seus filhos mortos em seus braços. Mortos pela violência, balas perdidas, tráfico, doenças etc. Que o Espírito Santo conforte o coração dessas mães, do mesmo modo que confortou o coração de Maria Santíssima.

Após tirar o corpo do Senhor da cruz, o sepultemos, mas crendo que Ele ressuscitará. Da mesma forma que Jesus disse a Lázaro: “Vem para fora”, digamos a Jesus: “Senhor, vem para fora”. Vem nos libertar da fome, da pobreza, da violência, das drogas e da falta de fé. Que com a ressurreição no Sábado Santo tudo se faça novo e o mundo possa se renovar com a luz que ilumina as trevas.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias