No dia 7 de maio, representantes da diretoria e conselho da União dos Professores Públicos no Estado (Uppes) – Sindicato foram recebidos pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.
Em encontro marcado por trocas significativas, os professores apresentaram as questões prementes do magistério estadual e, em retorno, receberam conselhos valiosos do arcebispo. A reunião, que ocorreu em seu gabinete, evidenciou a importância do diálogo entre os representantes sindicais e líderes religiosos.
Os professores relataram as dificuldades enfrentadas na educação pública do Estado do Rio de Janeiro e buscaram orientação e as bênçãos.
Conhecido por sua proximidade com as questões sociais e educacionais, Dom Orani ofereceu palavras de encorajamento e solidariedade aos professores, destacando a relevância do trabalho desempenhado por eles na formação das futuras gerações.
“O trabalho é grande. Às vezes, parece ingrato, mas temos que ter pessoas com ideais para lutar e levar para frente. Ter no coração a beleza e importância da educação, que defende o professor com salário justo, dignidade de vida, plano de saúde, residência, entre outros benefícios. No passado, no Brasil, os professores eram personalidades nas cidades, importantes, ganhavam bem e tinham certo respeito dos cidadãos”, afirmou.
De acordo com o arcebispo, as mudanças ocorridas na educação do país, nas últimas décadas, precisam ser revistas.
“Essa mudança de paradigma é muito séria, pois o professor precisa voltar, cada vez mais, a ter a dignidade da beleza e importância da educação. O sindicato pode contribuir muito nesse aspecto, claro que depende de outros fatores também, legislações e gestores. O cidadão também pode contribuir, pois o que muda um país é a educação, claro de qualidade, tendo bons professores, bem assistidos e com salários dignos para fazer a diferença”, frisou.
A visita da diretoria da Uppes ao arcebispo do Rio de Janeiro não apenas simboliza um momento de aproximação entre diferentes esferas da sociedade, mas também ressalta a importância do engajamento mútuo na busca por soluções para os desafios enfrentados pela educação pública.
O presidente da Uppes, professor Raymundo Nery Stelling Junior, expressou sua gratidão pela acolhida e orientação oferecida por Dom Orani, renovando seu compromisso com a defesa dos direitos e interesses dos professores e da educação no Estado do Rio de Janeiro.
“Somos muito gratos ao arcebispo e por suas palavras e sua bênção, são muito bem-vindas e recebidas por todos nós educadores. Ressaltamos a importância de Sua Eminência, não apenas no aspecto religioso, mas em toda sua atuação em prol da sociedade fluminense, sua história de vida fala por si”, assinalou.
Em sua bênção, o arcebispo desejou força e perseverança aos diretores da Uppes.
“Que vocês não desanimem e permaneçam firmes no caminho, buscando por dignidade, por mais que pareça pouco, dentro de um universo tão grande, mas isso tudo vai, como as ondas, se multiplicando cada vez mais quem faz o bem. Continuem sempre firmes, apesar das dificuldades, sempre olhem para os objetivos mais altos”, frisou.
Além do presidente, participaram da reunião os diretores Eliane Seabra, Lucinda Bezerra, Neuza Caldas, Sônia Sardela, Vanença Moraes e a presidente do Conselho Fiscal Therezinha Pacheco.
Fonte: Uppes