No último dia 7 de junho, celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que é também o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Rezemos para que todos os sacerdotes sejam santos à semelhança do Sagrado Coração de Jesus. Esse é o dia de pedir ao Senhor da Messe que envie mais operários para a messe, pois a messe é grande e os operários são poucos.
Normalmente, toda primeira sexta-feira do mês é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e, sempre na segunda sexta-feira após Pentecostes, este ano ocorrendo em 7 de junho, é o Dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Nas primeiras sextas-feiras ao longo do ano, o grupo do Apostolado da Oração se reúne para um momento de oração diante do Santíssimo Sacramento, rezando, sobretudo, pelas necessidades da Igreja e pela perseverança e santificação do clero.
É de vital importância que todas as paróquias tenham o grupo do Apostolado da Oração, e, a cada ano, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus os membros do Apostolado da Oração renovem os seus compromissos com o sagrado coração de Jesus e recebam novos membros. Na verdade, a missão do Apostolado da Oração não é somente na primeira sexta de cada mês, mas ao longo de todo ano, cultivando uma vida diária de oração e participação na Santa Missa.
O grupo do Apostolado da Oração tem uma missão muito importante, rezar por todos os padres e pela Igreja, especialmente a intenção mensal do Santo Padre. Seria muito bom que cada membro do apostolado chamasse mais uma pessoa para participar do grupo e assim o grupo terá uma continuidade e se fortalecerá mais. Muitos acham erroneamente que o grupo do Apostolado da Oração é voltado apenas para mulheres e idosas, pelo contrário, o Apostolado da Oração é aberto a todos, tanto homens como mulheres e não necessariamente idosos.
Para os mais jovens existe também movimento semelhante ao Apostolado da Oração, que é o MEJ (Movimento Eucarístico Jovem). Esse movimento é para os jovens a partir dos 13 anos, a partir do momento que estiverem cursando a catequese de Crisma. Vamos incrementar para que mais paróquias tenham esse movimento, que é uma forma de fazer com que os jovens nutram um amor pela Eucaristia.
No dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, podemos rezar por algumas intenções especiais, pedindo a intercessão de Jesus. Além de rezar pela santificação do clero, podemos rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas, pela perseverança dos seminaristas, pela paz mundial, pela conversão dos pecadores, pela saúde do Papa Francisco, e pelo fim das guerras e pandemias. Rezemos com fervor nessas intenções ao Sagrado Coração.
Jesus nos diz que Ele é “manso e humilde de coração” e que só n’Ele encontraremos o repouso. Jesus é amor total, enquanto esteve entre nós, nos ensinou o mandamento do amor dizendo: “Amem a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. Ele nos ensina a ter um coração igual ao d’Ele e a amar, sem distinção, o nosso próximo. Os sacerdotes devem acolher os fiéis com amor e ter no coração os mesmos sentimentos de Cristo.
A data da Festa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é móvel, ou seja, acontece sempre na segunda sexta-feira após Pentecostes, sendo que nesse ano é dia 7 de junho. Durante todo o ano, podemos pedir a intercessão do Sagrado Coração de Jesus para a Igreja inteira. Do coração de Jesus brotam o amor e a misericórdia e com isso temos que ter esses mesmos sentimentos de Jesus.
Cabe lembrar que participar do Apostolado da Oração não se concentra em apenas participar da adoração na primeira sexta-feira do mês e usar a fita vermelha nas missas para dizer que é do apostolado. Tem que ser do Apostolado da Oração de maneira inteira, ou seja, a todo momento. Por isso, quem é do Apostolado da Oração precisa rezar diariamente, ao levantar-se, antes de dormir, antes das refeições, enfim. Rezar o terço ao longo do dia e sempre que possível participar da missa diária e das orações próprias do movimento do Apostolado. Dessa forma, quem é do Apostolado da Oração vai cultivando uma vida de santidade.
Uma primeira missa dedicada ao Sagrado Coração de Jesus aconteceu em 1672. Essa missa foi presidida pelo então padre São João Eudes. Depois, o Sagrado Coração de Jesus apareceu inúmeras vezes a Santa Margarida Alacoque, de 1673 a 1675. Jesus revelou a Santa Margarida a devoção ao Sagrado Coração, e o desejo da instituição da festa, mostrando o coração que tanto amou os homens e infelizmente é desprezado por muitos.
O Papa Pio IX, em 1856, estendeu a Festa do Sagrado Coração de Jesus a toda Igreja latina. Em 1899, o Papa Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Certa vez, o Papa Paulo VI disse que a devoção Sagrado Coração de Jesus é a garantia de salvação eterna. Cultivemos a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e peçamos que tenhamos o coração semelhante ao d’Ele, e do mesmo modo que Ele nos amou infinitamente, possamos amar o nosso próximo.
Lembremos no dia 7 de junho também das irmãs religiosas que pertencem à Congregação do Sagrado Coração de Jesus e dos irmãos e padres religiosos pertencentes à Congregação do Sagrado Coração. Que Jesus derrame sobre todos as suas bênçãos e eles possam levar adiante a devoção ao Santíssimo Sacramento e ao Coração amoroso de Jesus. Que as irmãs e os irmãos do Sagrado Coração de Jesus se unam com todos os fiéis em oração pela santificação do clero, conversão dos pecados e pela paz mundial. E essa congregação se abra para acolher novos religiosos e novas religiosas.
Celebremos com alegria a festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus, peçamos a Deus que tenhamos um coração semelhante ao de Jesus e nos esforcemos para nos amarmos uns aos outros. Rezemos pelo Papa Francisco, pelos bispos e por todo o clero, para que sejam perseverantes em suas vocações e busquem viver a santidade no dia a dia. Amém.
Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ