Entre os dias 7 e 9 de novembro, o Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu sua 22ª Assembleia Pastoral no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. Reunindo bispos, vigários gerais, coordenadores de pastoral, representantes de movimentos e organismos e leigos de Conselhos Pastorais Diocesanos, o evento refletiu a sinodalidade e a pluralidade da Igreja Católica em sua missão evangelizadora.
A assembleia foi aberta na quinta-feira, 7 de novembro, com missa presidida por Dom Gilson Andrade da Silva, bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1.
Dom Gilson destacou a importância do encontro para planejar as ações da Igreja no próximo ano. Em seguida, Dom Antonio Catelan, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário do regional, conduziu a abertura oficial, que incluiu a apresentação do símbolo regional para o Jubileu de 2025, a “Cruz da Esperança” – símbolo de renovação e fé que percorrerá as dioceses ao longo do ano jubilar, apresentada por Dom Joel Portella Amado, bispo de Petrópolis.
Na sexta-feira, 8 de novembro, o dia começou com missa em ação de graças pelo centenário da Diocese de Valença, que será celebrado em 2025, presidida por Dom Nelson Francelino Ferreira, que renovou o compromisso da Igreja com sua missão evangelizadora.
Logo após, o padre Jânison de Sá, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, conduziu uma conferência sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Na sequência, Dom Joel, que foi um dos delegados brasileiros no Sínodo dos Bispos, partilhou sua experiência sobre o Sínodo da Sinodalidade, ressaltando a importância da comunhão e do diálogo na vida da Igreja.
Os representantes das dioceses também participaram de diálogos e trabalhos em grupo, com o objetivo de elaborar propostas de ação pastoral em sintonia com novos desafios. Em plenária, as equipes partilharam suas reflexões, promovendo unidade na missão evangelizadora.
O último dia da assembleia foi marcado por missa presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. Após a missa, houve homenagens pelos jubileus de 50 anos de ordenação sacerdotal de Dom Orani e do administrador da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, em Campos dos Goytacazes, Dom Fernando Arêas Rifan.
O evento prosseguiu com uma conferência sobre a Campanha da Fraternidade 2025, que terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral,” reforçando o compromisso da Igreja com a ecologia e o cuidado com a criação. Na seqüência, foram apresentadas, discutidas e aprovadas as pistas de ação do Regional Leste 1 para o próximo ano, as quais podem ser lidas aqui.
Encerrando o encontro, os participantes receberam a bênção de envio, acompanhada de uma surpresa especial: a entrega da Cruz da Esperança, que em 2025 será o símbolo peregrino do Regional Leste 1. Essa cruz, que começará sua peregrinação na Arquidiocese de Niterói, representará a fé e a missão evangelizadora que os membros da assembleia assumiram de forma renovada.
Com fé e compromisso fortalecidos, os participantes partiram com a missão de espalhar a mensagem de unidade e esperança para todas as dioceses do regional, inspirados pelo Jubileu de 2025 e pela contínua renovação pastoral.
Regional Leste 1