Na noite do dia 11 de dezembro, a Missão Somos Um, em parceria com a Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda, promoveu live pelos canais do YouTube e Facebook da diocese com o tema: “Caminhada Sinodal III – Impressões e perspectivas – Diálogos fraternos sobre a unidade cristã, caridade e Casa Comum”.
A live, que aconteceu no contexto pós-sinodal, reuniu o monsenhor Juan Usma Gómez, representante do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Vaticano), padre Pedro Manuel Brassesco, que atua na função de secretário-geral adjunto do Celam, pastor Silas Esteves, presidente do Ministério Betesda e do Conselho de Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro, e Izaias de Souza Carneiro, moderador geral da Comunidade Coração Novo na Missão Somos Um.
A live, que teve como apresentador Eduardo Linhares, interlocutor na MSU na Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda, teve a oração de abertura feita pelo pastor Silas Esteves, seguida de abertura feita pelo monsenhor Juan Usma que apresentou exposição profunda a respeito dos passos dados pela Igreja, remontando histórico belíssimo desde o Concílio Vaticano I e chegando à segunda etapa do Sínodo celebrada em Roma no mês de outubro passado, ajudando os participantes a perceberem a pedagogia ecumênica como um processo que se dá a partir do “Um”, passando pelo “Alguns”, para enfim chegar ao “Todos”.
Na sequência, o padre Pedro Brassesco (Celam) falou da experiência vivida durante o Sínodo, e ressaltou o clima fraterno no qual o encontro transcorreu. Mas chamou atenção para o grande desafio que percebeu acompanhando as etapas que antecederam o encontro em Roma, e que aconteceram nas conferências episcopais e, posteriormente, em encontro promovido pelo Celam no contexto do Cone Sul, que foi sediado em Brasília. Segundo o padre Brassesco, o desafio que se percebeu como elemento comum que se repete em todos os contextos de Igreja é a dificuldade de encontrar-se e relacionar-se. A partir daí, ele lembrou o que a Igreja já orienta em relação ao caminho da unidade dos cristãos, lembrando que este se dá a partir da conversão.
O pastor Silas Esteves ressaltou a importância da apresentação do monsenhor Juan Usma e dos comentários feitos pelo padre Pedro Brassesco, e apresentou em sua perspectiva a experiência da cura do cego na piscina de Betesda, lembrando que enquanto estamos distraídos com nossas diferenças e não nos ocupamos de nos amar, somos incapazes de notar aqueles que há tempos esperam por alguém que lhes ajude a entrar na piscina.
Izaias Carneiro comentou que a obra da unidade foi realizada na cruz, e que por isso é importante que cada um compreenda que sua parte se realiza na medida em que nos unimos ao sacrifício de Cristo, e lembrou que a unidade é um lugar de intimidade. E, correlacionando com a fala apresentada pelo monsenhor Usma, lembrou que a unidade é a identidade de Deus que é uno e trino, que se revela para poucos que estão no calvário, mas que depois vai se expandindo a partir da ressurreição. A live terminou com oração final feita pelo padre Brassesco e bênção dada pelo monsenhor Juan Usma.
Missão Somos Um – Assessoria de Comunicação