Abertura do Ano Vocacional no Vicariato Suburbano

No dia 31 de outubro, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu a Santa Missa solene de abertura do Ano Vocacional na Paróquia São Benedito, em Pilares. Foram concelebrantes o pároco, monsenhor José Mazine Rodrigues, e os padres Paulo Diego Braga da Silva, Pedro Israel Gonçalves Thinnes e Renan Pereira da Silva.

O 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: graça e missão” que se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade” (Documento Final, nº 78).

Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis” (cf. Mc 3, 13-19) ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

Na Santa Missa foram apresentados os seminaristas de origem da paróquia e os vocacionados do Grupo Vocacional Suburbano, que se reúne todo quarto sábado do mês, de 8h às 13h, na paróquia. O grupo é coordenado pelo monsenhor Mazine, promotor vocacional do Vicariato Suburbano e pároco da referida paróquia, e tem a participação de diversos jovens de várias paróquias do vicariato.

 

Principais eventos vocacionais da Igreja do Brasil e do Continente

1983: 1º Ano Vocacional do Brasil, com o tema e lema “Vem e segue-me” (Mt 19,21; Mc 10,21; Lc 18,22).

1994: 1º Congresso Continental Latino-Americano de Vocações (Brasil), com o tema “A Pastoral Vocacional no Continente da Esperança”.

1999: 1º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio” e o lema “Coragem! Levanta-te, Ele te chama” (Mc 10, 49b).

2003: 2º Ano Vocacional do Brasil, com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações” e o lema “Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4).

2005: 2º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Igreja, Povo de Deus a serviço da vida” e o lema “Ide também vós para a minha vinha” (Mt 20,4).

2010: 3º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Discípulos missionários a serviço das vocações” e o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19).

2011: 2º Congresso Continental Latino-Americano e Caribenho de Vocações (Costa Rica), com o tema “Chamados a lançar as redes para alcançar a vida plena em Cristo” e o lema “Mestre, em tua Palavra lançarei as redes” (Lc 5,5).

2014: Simpósio Vocacional do Brasil, com o tema “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão”.

2019: 4º Congresso Vocacional do Brasil, com o tema “Vocação e Discernimento” e o lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25,4).

 

Diogo Belmonte

 

Categorias