Assembleia da Iniciação à Vida Cristã: “Corações ardentes, pés a caminho”

No dia 5 de novembro, ocorreu a 38ª Assembleia Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese do Rio de Janeiro, sob a direção da coordenadora arquidiocesana, irmã Patrícia Violeta de Maria, da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Belém.

Com a presença de cerca de 1.400 catequistas de todos os vicariatos, passamos uma manhã belíssima, que marcou nosso reencontro com Loretão, modo carinhoso que chamamos a quadra anexa ao Santuário de Nossa Senhora de Loreto, na Ladeira da Freguesia.

Acolhidos com toda a ternura pelo pároco e reitor, padre Marco Aurélio Soares Diniz, começamos o dia com animação e cânticos, com a ajuda dos nossos amigos Michelle e Júnior. Logo após a oração inicial, ouvimos a palestra feita pelo assessor eclesiástico da Iniciação à Vida Cristã, padre Allexsandro Martins Valente, cujo tema foi “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).

“Nosso assistente eclesiástico, padre Allexsandro, desenvolveu o tema da assembleia, colocando em nossos corações o desejo de realizarmos atividades em nossas comunidades caminhando com o Ano Vocacional  Missionário em nosso país. E, como nos ensina Madre Maria Helena Cavalcanti: ‘Só uma chama acende outra chama.’ Assim como os discípulos de Emaús corramos contentes levando a alegria da ressurreição a todos”, disse a coordenadora arquidiocesana, irmã Patrícia Violeta de Maria.

Com o coração ardente e ideias fervilhando na cabeça, os catequistas, divididos em pequenos grupos, sugeriram duas propostas de trabalho, partindo da reflexão anterior, para a tarefa pastoral em 2023.

A conclusão deste momento deu-se por meio da leitura de algumas amostras do que foi sugerido, e de uma apresentação de dança feita pela irmã Miriam, da Congregação de Nossa Senhora de Belém.

O ponto alto da assembleia foi a Santa Missa, presidida pelo nosso arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que nos dirigiu, em sua homilia, palavras de muito ânimo, carinho e esperança, para a continuação de nosso trabalho nas comunidades.

“Pelo tema da Assembleia senti a força do Espírito Santo no auditório repleto de corações ardentes, catequistas confiantes no chamado, mas ao mesmo tempo sedentas(os) em partilhar, ansiosos(as) para se entregarem ao serviço do Reino. Que o Senhor Jesus nos ajude a discernir a graça do chamado e a urgência da missão”, disse a coordenadora arquidiocesana da Perseverança, Ignez Costa Siqueira.

A música ficou por conta de Aline Venturi; a bênção final e despedida do encontro foi dada pelo bispo auxiliar Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, que acompanha a Iniciação à Vida Cristã na arquidiocese.

Foi uma manhã rica, espiritualizada e muito feliz, onde nossos catequistas puderam reafirmar seu amor e segmento a nosso mestre Jesus.

Nosso agradecimento especial ao Santuário do Loreto, que mais uma vez nos recebeu muito bem, e a toda equipe de trabalho: coordenadores arquidiocesanos, vicariais, forâneos, os sacerdotes e diáconos que, com muito amor e consideração, prepararam nossa assembleia.

 

Jandira Ferreira

Coordenadora Arquidiocesana da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos

 

Categorias
Categorias