Assembleia geral extraordinária do Conic-Rio

O Conselho de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro (Conic-Rio) realizou assembleia geral extraordinária, no dia 20 de abril, no Edifício João Paulo II, na Glória, com a participação de membros da diretoria e membros plenos. Os assuntos abordados na pauta foram a admissão de duas novas Igrejas cristãs e as avaliações de ações e diretrizes estatutárias futuras, dentre outros.

O presidente do Conic-Rio, pastor Elias Vieira de Paula, da Primeira Igreja Batista da Fazenda Botafogo, afirmou que a admissão das novas Igrejas faz parte do projeto de expansão de novos regionais no Estado do Rio de Janeiro.

“Queremos impactar e ser referência de instituição que possa abençoar o Rio de Janeiro sobre todos os aspectos. Precisamos de mais braços. A inclusão do Ministério Betesda  e da Comunidade Cristã Verdade e Vida é um piloto para a criação do Regional Niterói – São Gonçalo do Conic-Rio. Elas já colaboram conosco, então recebê-las é um momento de festa e muita alegria. A partir deste primeiro passo, nós nos reuniremos, no dia 29 de abril, em Niterói, para darmos o pontapé de instalação da sede do Regional Niterói – São Gonçalo”, declarou.

O secretário da Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso do Rio de janeiro, diácono Nelson Augusto dos Santos Águia, disse que o Conic-Rio é composto por quatro instituições religiosas e, com a admissão de novas Igrejas, o conselho dará continuidade a um desejo do arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, de ampliar o diálogo ecumênico no Rio de Janeiro. “Nós estamos crescendo, obtendo outras Igrejas que estão também aderindo ao projeto do diálogo junto ao Conic-Rio”.

O diácono explicou ainda que a diretoria do conselho sempre faz uma visita prévia antes da admissão das novas Igrejas para avaliar como a instituição trabalha o diálogo ecumênico na comunidade local. “O padre Fábio e o pastor Elias já fizeram o relatório da visita. Para nós é um motivo de muita alegria porque são novos membros que estão entrando para o Conic-Rio. A questão não é apenas numérica, mas a possibilidade de agregar mais pessoas para ampliar o projeto de diálogo. O objetivo principal é crescer em qualidade, em diálogo, em amor, em fraternidade”, destacou.

O coordenador da Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, padre Fábio Luiz de Souza, reiterou a aspiração de buscar ampliar o diálogo e as atividades em esferas territoriais. “Nós sempre tivemos esse desejo de procurar alcançar outras áreas do Rio de Janeiro e ir para mais longe. Demos os primeiros passos. Sobre o ponto de vista católico, conversei com o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e deixei ele ciente sobre a admissão dessas novas Igrejas. Dom José Francisco está conosco também. Falei também com o padre Adriano, coordenador do ecumenismo da Arquidiocese de Niterói. O mote desse trabalho é justamente o trabalho em conjunto, o trabalho braço a braço, expandir cada vez mais o diálogo entre as Igrejas cristãs”.

Rita Vasconcelos