Carmelitas Servas dos Pobres

As noviças Maria Augusta e Maria Amanda, Carmelitas Servas dos Pobres do Brasil, professaram pela primeira vez os votos de obediência, pobreza e castidade, pedindo a Deus o dom da perseverança e da fidelidade. A celebração eucarística, realizada na Capela do Convento Nossa Senhora do Monte Carmelo, em Campinho, no dia 26 de março, foi presidida pelo vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, e pelos padres Paulo Hamurábi Ferreira Moura e Daniel Rodrigues Mourão.

Já no dia 30 de março, a comunidade celebrou a renovação dos votos perpétuos da superiora geral da congregação, madre Maria Arlete dos Santos. A missa em ação de graças também foi realizada na capela do Convento Nossa Senhora do Monte Carmelo, em Campinho, presidida por Dom Roberto e concelebrada pelo capelão da congregação, padre Raimundo Neto Rego, da Arquidiocese de Teresina (PI).

Natural da Paraíba, madre Maria Arlete dos Santos ingressou na congregação no dia 10 de julho de 1988 e fez os votos perpétuos no dia 30 março de 1997. Em 25 de julho de 2021 foi eleita madre geral da congregação, que está presente no Rio de Janeiro, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, e também nos estados de Minas Gerais e Piauí (Teresina), e em Portugal.

A Congregação das Irmãs Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil foi fundada no Rio de Janeiro, em 16 de julho de 1946, por Madre Maria Teresa do Espírito Santo (1917-1989) e pelo arcebispo metropolitano Cardeal Jaime de Barros Câmara (1894-1971).

Atualmente, no Rio de Janeiro, a congregação tem três casas, sendo que em duas delas há uma creche e escola, a Casa Maternal Mello Mattos, no Jardim Botânico, e a Creche Cardeal Câmara, em Campinho.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias