Catequistas acolhem Oração a São José de Anchieta durante o encontro Catequistas Brasil 2023

Catequistas de diversas paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro participaram da quarta edição do Catequistas Brasil 2023, realizada no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), de 3 a 5 de fevereiro.

Reunindo catequistas do país inteiro, o evento teve como lema: “Apontando caminhos para que você mostre a direção”. O objetivo foi de contribuir com a evangelização, oferecendo momentos de formação para que o catequista encontre inspiração, motivação e conhecimento.

Uma das palestras, “Seguindo os passos de São José de Anchieta para renovar a catequese no Brasil” foi apresentada pelo diácono Alexandre Teixeira Varela, que exerce o ministério na Paróquia Santa Cruz, em Copacabana.

Participando pela terceira vez do Catequistas Brasil, a primeira como diácono, Alexandre Varela, que é escritor, responsável pelo site “O Catequista” e jornalista credenciado junto à Sala de Imprensa da Santa Sé, disse que sua palestra foi a continuidade do trabalho que tem feito pelo Brasil inteiro: a divulgação da devoção a São José de Anchieta, principalmente entre os catequistas. 

“Durante 50 minutos, apresentei a heroica vida de São José de Anchieta, o primeiro santo a pisar em terras brasileiras. Analisamos os pontos principais da sua técnica de catequese, enfatizando o olhar para as pessoas e a inteligência de aproveitar a intuição de Deus que elas já carregam no coração. É o que o Papa Francisco chama de identificar a ‘semeadura do Espírito’”, contou.

Durante sua palestra, o diácono Alexandre Varela apresentou a primeira oração oficial dos catequistas a São José de Anchieta. “Essa oração é espontânea e faço há 21 anos a São José de Anchieta, desde quando ainda era beato, sempre que vou dar uma palestra ou em algum encontro de catequese. Aos poucos, ela foi se estruturando e ao colocar no papel Dom Orani, deu o imprimatur, isto é, a autorização eclesiástica para ser rezada de forma pública”, disse.

Alexandre Varela contou que em sua palestra, num momento de grande emoção do público, culminou com todos de pé rezando a inédita Oração dos Catequistas a São José de Anchieta, apresentada pela primeira vez no Catequistas Brasil.

“A palestra terminou com um grande viva a São José de Anchieta, padroeiro do Brasil e dos catequistas. Muitos catequistas se prontificaram a levar imagens do santo para suas paróquias e confeccionar quadros com a oração para que sempre seja rezada por todos os catequistas antes dos encontros e palestras. A pedido dos catequistas, estamos providenciando uma arte em alta resolução que tenha a oração e que possa ser impressa e transformada em quadro”, disse.


Oração dos Catequistas a São José de Anchieta

São José de Anchieta, apóstolo e copadroeiro do Brasil, intercede pela minha vida e pelo meu ministério. Faz com que eu, servo indigno da nobre missão de educar na fé, possa ser útil para o trabalho na vinha do Senhor.

Poeta da Virgem Maria, intercede por todos aqueles que me forem confiados, para que seus corações se tornem dóceis à Palavra de Deus, como foi o da Virgem Santíssima.

Padroeiro dos catequistas, concede-me a graça de receber do Espírito Santo a sabedoria e a fortaleza necessárias para ensinar com as palavras e com a vida.

Que através da sua intercessão, o Senhor purifique os meus pensamentos, inspire as minhas palavras e inflame o meu coração com o seu amor.

Amém.

 

Gestos concretos 

“Perseverança”. Foi a palavra chave que o diácono Alexandre Varela também focou na sua palestra, colocando as dificuldades que São José de Anchieta teve que vencer para desbravar o país e apresentar o anúncio da salvação a todos os povos originais do Brasil. 

“Falamos sobre a perseverança nos dias de hoje, das dificuldades com a mentalidade de hoje, sobre as recentes estatísticas que apontam que apenas 8% dos católicos frequentam a missa no Brasil, do quanto isso pode ser resolvido por uma boa catequese”, disse.

“Mostramos como a perseverança dá frutos através da história da reforma da nova Capela de Santa Dulce dos Pobres, situada no presídio feminino Talavera Bruce, em Bangu, no Rio de Janeiro. Diante da apresentação, a capela foi abraçada pelos catequistas presentes, recebendo muitas doações para que possamos comprar a imagem, altar, ambão e demais equipamentos necessários para seu funcionamento”, concluiu o diácono Alexandre Varela.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias