Inaugurada no Rio de Janeiro casa de missão das Carmelitas Mensageiras

As irmãs do Instituto das Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo já estão presentes na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Fundada no Brasil pela madre Maria José do Espírito Santo no dia 30 de julho de 1984, a congregação é vinculada à Ordem do Carmelo, com a forma de vida contemplativa e de ação apostólica.

A Santa Missa de fundação da casa de missão, em Pedra de Guaratiba, denominada de Comunidade Religiosa Santa Maria Mãe de Deus, foi presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, no dia 5 de fevereiro. Estava presente a superiora geral, madre Raquel Cristina Santana Canoas.

Entre os padres concelebrantes estavam o vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, o vigário episcopal do Vicariato Campo Grande, cônego Luiz Carlos Pereira, o pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Pedra de Guaratiba, padre Marcus Vinicius Antunes da Trindade, e o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Governador, padre Gilvan André da Silva.

Após a oração da Comunhão, houve o traslado com o Santíssimo Sacramento, que foi entronizado na capela da clausura da comunidade, seguido de bênção. No final da missa, foram plantadas duas mudas de árvores no jardim em frente à capela, a de pau-brasil por Dom Orani, e a de ipê pela madre geral.

A principal missão do Instituto das Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, em Pedra de Guaratiba, é administrar a Casa de Retiros Santa Maria Mãe de Deus. O grupo de religiosas residentes é integrado pelas irmãs Alice, Anne, Edna, Rute, Aparecida de Fátima e Patrícia Peixoto, superiora local.

“Recebemos de Deus um grande presente vindo das mãos de pessoas generosas! Recebemos a doação da Casa de Retiros Santa Maria Mãe de Deus, na qual mantivemos o nome. Através de pessoas amigas, a família chegou até nós, e a vontade de Deus se realizou para que hoje pudéssemos fazer parte da Arquidiocese do Rio de Janeiro”, contou a irmã Thaynara Cabral.

“Nossa missão é exatamente cuidar da casa de retiros, para que pessoas e grupos possam aproveitar deste espaço abençoado por Deus para um encontro com Deus. Nós iremos ajudar com a espiritualidade carmelitana, promoveremos retiros nossos e conduziremos retiros de silêncio individual, propagando assim a graça do nosso carisma. Além disso, realizaremos atividades na paróquia e, conforme for possível, sairemos em missão conforme os convites e as necessidades”, acrescentou irmã Thaynara.

 

Contemplar para evangelizar

O carisma das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, conforme consta na Regra de Vida, “é viver segundo o Espírito em oração e ação apostólica, isto é, contemplar para evangelizar à luz do Espírito Santo, e, movidas pelos seus dons espirituais, frutificar em boas obras e sair a serviço dos irmãos onde e quando for necessário”. 

Em resumo, contemplar para evangelizar. Vivemos a espiritualidade do carmelo, mas evangelizamos sob a luz do Espírito Santo.

No exercício do nosso carisma somos impulsionados a mergulhar na presença de Deus por meio da espiritualidade carmelitana, buscando uma profunda intimidade com Ele. E assim, repletos da divina presença somos chamadas a evangelizar com renovado ardor.

A congregação está presente em várias cidades do Brasil, sendo que a Casa Geral fica em São Paulo, e também há várias casas na Itália, França e Espanha.

 

Contato

O Instituto das Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo no Rio de Janeiro fica na Estrada da Pedra, 9459, em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. 

Para conhecer melhor: Instagram e YouTube: @CarmelitasMensageiras, e site: https://www.carmelitasmensageiras.org.br/. Para agendamento de retiros, email: casaderetirosmmd@carmelitasmensageiras.org.br

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias