Coração humilde e caridoso

Neste próximo dia 25 de abril, é momento de oferecermos inúmeras preces e louvores a Deus pelos 25 anos de sagração episcopal de nosso amado pai e pastor arquidiocesano. Aquele que, incansavelmente, desde o seu sim à vocação sacerdotal, reza e trabalha para corresponder a tão belo dom.

Um Jubileu de Prata é profunda ocasião de ação de graças ao Senhor, haja vista as grandes lutas que cada ministro ordenado enfrenta incessantemente, sobretudo nos tempos difíceis em que vivemos. Dom Orani nasceu em São José do Rio Pardo, em 23 de junho de 1950, ingressando na Ordem Cisterciense em 1° de fevereiro de 1968, pouco antes de completar 18 anos. Ou seja, jovem, mas com profundo desejo de atender ao chamado do Senhor.

Tendo sido ordenado em 7 de dezembro de 1974, foi eleito bispo da Diocese de São José do Rio Preto (SP) em 26 de fevereiro de 1997, ano em que o Brasil receberia a marcante visita daquele que o elegeu para o episcopado: São João Paulo II. Assim como o “João de Deus”, Dom Orani traz em seu ministério episcopal um profundo desejo de comunhão e unidade em toda a Igreja, escolhendo como seu lema “Ut omnes unum sint” (“Para que todos sejam um”) (Jo 17,21a).

Como dito no Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos, a Apostolorum Successores: “A diversidade das vocações e dos ministérios que estrutura a Igreja particular exige que o Bispo exerça o ministério da comunidade não isoladamente, mas juntamente com os seus colaboradores, presbíteros e diáconos, com a contribuição dos membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, que enriquecem a Igreja particular com a fecundidade dos carismas e o testemunho da santidade, da caridade, da fraternidade e da missão” (AS, 63). E é exatamente isso, um dos principais aspectos que se destacam na atuação do nosso pastor por onde ele passa.

Foi o terceiro bispo da Diocese de São José do Rio Preto (SP), governando de 1º de maio de 1997 até 13 de outubro de 2004, quando foi eleito para a Arquidiocese de Belém, no Estado do Pará, assumindo seu ministério em 8 de dezembro do mesmo ano. Em 2009, Dom Orani tomou posse como arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, assumindo um lugar muito especial no coração de cada fiel da Cidade Maravilhosa. O testemunho do povo de Deus não nega sua presença como verdadeiro reflexo do Cristo Bom Pastor.

No exercício do seu poder sagrado, o bispo deve revelar-se cheio de humanidade, como Jesus, que é perfeito homem. Por isso, no seu comportamento devem brilhar aquelas virtudes e os dotes humanos que brotam da caridade e que são justamente apreciados na sociedade” (AS, 47).

Dentre tantas iniciativas e missões empenhadas na Arquidiocese do Rio de Janeiro, destaca-se a Trezena de São Sebastião, que anualmente leva os fiéis a encontrarem com Dom Orani e o escutarem pronunciar palavras sempre muito edificantes e necessárias para uma realidade tão singular como a do povo carioca, um chamado a confiar na intercessão do padroeiro da arquidiocese, as lutas de cada dia. Outro momento marcante em seu ministério na arquidiocese se deu em 2013, quando o coração de Dom Orani acolhia todo o mundo na Cidade Maravilhosa, sobretudo o Papa Francisco. Com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mais vidas, histórias, famílias puderam conhecer o quanto o pai e pastor, escolhido pelo Senhor para zelar e conduzir a Igreja do Rio de Janeiro, tem um coração humilde e caridoso, a exemplo de quem o elegeu.

Elevado ao colégio cardinalício pelo Papa Francisco em 2014, o Cardeal Tempesta permanece se doando e oferecendo cada suor e lágrimas por aqueles a quem o Senhor o confiou.

Porquanto, todo sumo sacerdote tirado do meio dos homens é constituído em favor dos homens em suas relações com Deus. Sua função é oferecer dons e sacrifícios pelos pecados” (Hb 5,1). Portanto, não deixemos de rezar e suplicar ao Senhor para que conceda ao nosso cardeal as graças necessárias para continuar correspondendo a sua missão e seu chamado de ser sucessor dos apóstolos em casa lugar a que Ele o conduzir.

 

Padre William Bernardo da Silva
Pároco da Paróquia São Miguel, em Magalhães Bastos

 

Categorias
Categorias