Visita Ad Limina: bispos do Reginal Leste 1 participam de audiência com Papa Francisco | 03/10/2022

Assim teve início a visita ad Limina do Regional Leste 1 da CNBB (@cnbbleste1), mais especificamente as províncias eclesiásticas do Rio de Janeiro (@arqrio) e Niterói (@arqnit). Normalmente, a audiência com o Papa Francisco – o ápice deste momento – é realizada no final da visita. Mas a ordem foi invertida para os bispos das dioceses fluminenses.

Portanto, depois de celebrarem a missa junto ao túmulo do Apóstolo – que é sempre o primeiro compromisso -, os bispos foram recebidos pelo Pontífice. Como fez para os demais regionais, Francisco dedicou duas horas para ouvir as colocações dos prelados sobre os mais diversos assuntos.

“O Papa respondeu uma a uma com muito carinho, mostrando um pouco as suas orientações. E concluímos a manhã de hoje com a oração do Angelus com o Santo Padre na Biblioteca Apostólica. Todos os bispos estão muito felizes”, declarou o arcebispo do Rio de Janeiro, card. Orani João Tempesta (@domorani).

“O encontro transcorreu neste clima muito eclesial, muito fraterno, com o Santo Padre ouvindo com muita atenção. Duas horas de grande e profunda comunhão eclesial”, afirmou o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antônio Augusto Dias Duarte .

“Do túmulo de São Pedro subimos para o encontro com o sucessor de Pedro, uma manhã do ponto de vista do simbolismo eclesial, uma manhã de fé, realmente.”

Prosseguindo com a programação do primeiro dia da Visita Ad Limina Apostolorum, os Bispos do Regional Leste 1 da CNBB reuniram-se na Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) com o secretário professor Rodrigo Guerra López.

Neste encontro, coube a Dom Nelson Francelino, Bispo de Valença (RJ), fazer a saudação e exposição ao secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina em nome dos Bispos do Estado do Rio de Janeiro. A sala da Pontifícia Comissão para a América Latina fica a cerca de 300 metros do Palácio Apostólico.

A Pontifícia Comissão para a América Latina é um organismo da Cúria Romana, que tem por função o estudo dos problemas doutrinais e pastorais relativos à vida e ao desenvolvimento da Igreja no continente latino-americano.

Ainda nesta noite o episcopado realizou uma visita à casa da comunidade religiosa Opera della Chiesa que contribui com o transporte dos bispos durante a Visita Ad Limina.

 

Regional Leste 1 – CNBB

Fotos: Luciana Martins e Paulo Junior

 

 

Missa junto ao túmulo de São Pedro

 

Audiência com o Papa Francisco

 

 

Reunião na pontifícia comissão para a América Latina 

 

Palácio Apostólico 

 

Opera della Chiesa

Categorias
Categorias