Dom Orani – Pastor dos futuros pastores

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria” (Jr 3,15). Deus, por amor a Humanidade, escolhe pastores para guiar o seu rebanho até um lugar seguro, onde poderão descansar, ou seja, até a pátria celeste, onde a alma humana poderá descansar, pois somente Deus é capaz de saciar-nos.

A formação de todo seminarista deve ser voltada para formar autênticos pastores de almas e Jesus Cristo é o principal e o modelo por excelência de pastoreio. Contudo, aqueles que foram constituídos por Deus como pastores devem se exemplos para todo o povo. Santo Agostinho, no dia da ordenação de um bispo, dizia: “Quem é posto à frente do povo deve ser o primeiro a dar-se conta de que é servo de todos. E não desdenhe de o ser, repito, não desdenhe de ser servo de todos, pois não desdenhou de se tornar servo aquele que é Senhor dos senhores.[1] Dom Orani certamente é um exemplo a ser seguido, de modo particular, ressalto a importância da figura deste cardeal para os seminaristas da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Com o passar dos anos formativos no seminário, vamos nos aproximando cada vez mais do cardeal do Rio, que faz questão de conhecer cada seminarista e como pastor e como primeiro representante de Cristo na formação dos futuros sacerdotes, acompanhar e formar. Mesmo no meio de inúmeras atividades e compromissos, Dom Orani sempre encontra tempo para estar com os futuros sacerdotes. É muito comum se dizer que ele é um homem incansável, mas talvez esse adjetivo seja um pouco inadequado para se referir a ele, pois são perceptíveis o zelo e o amor dele por suas ovelhas, sendo capaz de ofertar o seu cansaço, de se doar inteiramente para que outros possam descansar e encontrar abrigo nos braços de Deus.

Uma das atividades dos seminaristas junto ao cardeal é a participação nas diversas celebrações episcopais como cerimoniários. Atualmente, este serviço está sendo realizado pelos seminaristas do 2º ano de teologia, e é impressionante como Dom Orani sabe o nome de cada um, assim como relata São João em seu evangelho: “Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem” (Jo 10,3).

            Para Gabriel Alves, seminarista do 2º ano de teologia e um dos cerimoniários do cardeal, estar com Dom Orani tem sido um grande aprendizado: “A minha experiência como cerimoniário do cardeal tem sido de grande aprendizado. Aprendizado, porque muito do serviço que fazemos nos faz crescer na vida litúrgica e isso usaremos com o povo de Deus. Ao mesmo tempo que estar perto dele me faz ver como é doar a vida totalmente a Deus e se colocar a serviço do povo. Uma das grandes experiências que tive ao cerimoniar o cardeal é ver a alegria do povo ao reconhecer o seu pastor, alegria essa que nos dá forças para seguir em frente na caminhada e levar Cristo a todos”, ressaltou ele.

É belíssimo poder ser acompanhado por Dom Orani já no tempo de seminário, pois estamos sendo formados para sermos presbíteros, e estes são cooperadores dos bispos, e estes por sua vez, possuem a plenitude do Sacramento da Ordem, ou seja, desde os primeiros anos de seminário, os seminaristas formados no Rio de Janeiro são preparados para viver em comunhão com a hierarquia da Igreja, que futuramente viverão como padres.

Uma das características de Dom Orani é o zelo pelas vocações. Está sempre incentivando os vocacionados para que possam corresponder ao chamado de Deus, cuida, juntamente com Dom Roque (bispo auxiliar responsável pelo seminários e grupos vocacionais), para que em cada vicariato tenha um grupo vocacional responsável por acompanhar aqueles que sentem o chamado de Deus para o sacerdócio e desejam ingressar no seminário, e sempre faz questão de estar presente no tradicional encontro vocacional arquidiocesano que acontece anualmente na fazenda São Joaquim das Arcas, em Itaipava.

Atualmente, a Arquidiocese do Rio de Janeiro conta com seminaristas que residem nos seminários: propedêutico Rainha dos Apóstolos, São José (maior e menor) e Missionário Redemptoris Mater. Ao longo do ano formativo, diversos são os encontros com o pastor da arquidiocese, que geralmente se iniciam com a celebração da eucaristia e culminam em um momento de partilha, no qual o cardeal conhece os candidatos ao ministério presbiteral e também permite ser conhecido. Dom Orani faz questão de presidir as ordenações, as instituições de ministérios, as investiduras dos hábitos talares, ele como o arcebispo diocesano é o primeiro formador.

Em uma de suas cartas pastorais dirigida aos seminaristas, Dom Orani diz: “Rezo para que vocês sejam uma geração de padres santos e grandes missionários animados pelo Evangelho, servindo com alegria o povo de Deus e perseverando na fé e na vocação, que é o grande chamado que ora lhes dirige o Senhor. Nesta “mudança de época” é importante que sejamos ainda mais corajosos e comprometidos em viver com generosidade nossa missão. Nestes tempos complexos e, muitas vezes caóticos, somos convidados a aprofundar nossa vida de fé e de testemunho do Senhor”. As palavras correm o risco de se perderem ou se tornarem vazias quando não são acompanhadas de um autêntico e coerente testemunho. Todavia, a perícope supracitada não corre este risco, pois é testemunhada e traduzida na vida de Dom Orani.

O testemunho é um dos principais meios de evangelização, com alegria e entusiasmo, Dom Orani todos os dias circula pela cidade do Rio de Janeiro, nas diversas paróquias e comunidades, pastoreando as suas ovelhas, levando o Evangelho através do ensinamento e até mesmo através da singela presença é capaz de alcançar diversos corações, porque reconhecem nele a presença de Deus. Para os futuros pastores é fundamental contar com o exemplo deste pastor, isto nos impulsiona a seguir a Jesus Cristo, a dor a nossa vida, pois ele nos mostra com a sua vida de que vale a pena ser padre, gastar-se em favor de outrem.

O mundo tem sofrido diversas modificações em ritmo absurdo, os valores cristãos são constantemente atacados, constata-se uma sociedade que carrega fortemente a indiferença religiosa, e é para evangelizar estas pessoas que as futuras gerações de padres estão sendo preparadas. Conta-se com o apoio e o auxílio do cardeal do Rio, que sempre incentiva a dedicação aos estudos, para que possam ser dadas as razões da fé, sejam estes estudos realizados em âmbito nacional, mas também em âmbito internacional. Atualmente, existem dois seminaristas e dois diáconos transitórios estudando teologia na Espanha. A missionariedade é constantemente recordada pelo cardeal, que busca sempre idealizar novas formas de missão para o futuro clero.

Outra característica marcante deste grande pastor e que também se torna exemplo para cada um de nós é a vida de oração. É comum encontrar o cardeal em oração, mesmo entre uma atividade e outra, no trajeto entre uma paróquia e outra, envolto em oração. Assim, ele afirma com o testemunho a importância de estar sempre em comunhão com Deus, sendo exemplo para todos os cristãos e, principalmente, para aqueles que querem ser homens do altar.

Dom Orani, sem sombra de dúvidas, é o pastor dos futuros pastores. Agradecemos a Deus pela vida e ministério dele, e pedimos para que possa ser cada vez mais frutuoso. Muito obrigado Dom Orani.

 

Alan Galvão de Paula, Seminarista – 2º ano de teologia

 

Categorias
Categorias