Festa do Batismo do Senhor

“Tu és meu filho amado, em ti ponho o meu bem querer” (Mc 1, 11)

Celebramos na segunda-feira, dia 8 de janeiro, a Festa do Batismo do Senhor, e com essa celebração encerramos o Tempo do Natal.  Na terça-feira, dia 9 de janeiro, inicia-se a primeira parte do Tempo Comum. Jesus é o próprio autor do batismo, não necessariamente precisava ser batizado, mas era necessário para que se cumprisse a vontade de Deus. 

Jesus é batizado por João Batista, o precursor, que veio para preparar o caminho do Senhor. João batizava com água, e o batismo de João tinha o sentido de conversão dos pecados e preparar as pessoas para o encontro com o Messias. Quando Jesus é batizado por João no Rio Jordão, desce sobre Jesus o Espírito Santo, e esse mesmo Espírito depois “move” Jesus ao deserto para o período das tentações. Posteriormente, Jesus batizará com a água e o Espírito Santo. 

Meus irmãos, o mesmo acontece quando somos batizados. O nosso batismo é com a água e o Espírito Santo, e somos convidados a viver a nossa vida segundo esse Espírito Santo que recebemos no batismo. A partir do batismo nos tornamos testemunhas de Jesus Cristo e, consequentemente, seus discípulos, passamos a pertencer a Cristo e ao sacerdócio de Cristo, comum a todos os fiéis. Esse mesmo Espírito Santo também nos move a anunciar o Evangelho de Jesus aos irmãos e a vencer as investidas do mal, do mesmo modo que Jesus venceu. 

Nesse dia da Festa do Batismo do Senhor seria importante que lembrássemos a data do nosso batismo, pois o batismo é um novo nascimento, ou seja, o nosso nascimento para Deus. Por isso, se lembramos e festejamos a data do nosso nascimento para a vida, devemos também lembrar e comemorar a data do nosso batismo, é uma data importante na vida de cada cristão. 

Que possamos dar ao batismo o verdadeiro valor, deixar a festa para segundo plano e nos preocuparmos mais com a celebração em si. E ainda, guardar e recordar a cada ano do dia do batismo e agradecer a Deus por ser cristão católico. 

Por ser a festa do Batismo do Senhor, mesmo sendo segunda-feira, devemos fazer um esforço de participarmos dessa celebração, mesmo sendo durante a semana. Procure um tempo para ir à missa nesse dia, agradeça a Deus por seu batismo e comemore essa data do mesmo modo que comemora o seu nascimento. Nesse dia também recorde do padre que te batizou, dos seus pais e padrinhos que te iniciaram na fé. Se eles já faleceram, ofereça a Santa Missa por eles, se ainda estão vivos, se puder ligue ou mande mensagem para eles, agradecendo a presença deles na sua vida.

A primeira leitura da missa dessa festa do Batismo do Senhor é do livro do profeta Isaías (Is 42, 1 -4. 6-7), essa leitura é de cerca de 400 anos a.C., Isaías viveu no tempo que o povo de Deus voltou do exílio da Babilônia. Esse trecho escolhido para hoje trata-se do Senhor Deus dirigindo-se ao profeta e dizendo que o escolheu para anunciar a justiça e a liberdade para todos os povos. Deus o escolheu para abrir os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão e livrar do cárcere os que vivem nas trevas. Como sempre Isaías presente nas grandes festas litúrgicas, pois muito do que Isaías disse se cumpriu em Jesus. A missão que Deus deu a Isaías se concretiza em Jesus, sobretudo após o batismo, ao iniciar a vida pública. 

O Salmo responsorial é o 28 (29), e diz em seu refrão: “Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo”, ainda estamos no início do ano e é tempo de pedir paz a Deus, paz para toda a Humanidade, que infelizmente vive em guerra, e, atualmente, vemos duas em curso.  Que todos os povos possam viver em paz, se abrindo ao diálogo e juntos possam construir o Reino de Deus. Nós como batizados e batizadas devemos ser construtores da paz e rezar por ela constantemente. 

O Evangelho dessa festa do Batismo do Senhor é de Marcos (Mc 1, 7-11); o trecho desse Evangelho narra justamente o batismo de Jesus no Rio Jordão. Como já foi dito, João vivia próximo à região do Rio Jordão e lá batizava quem quisesse, era um batismo de conversão, ou seja, preparava o povo para receber de coração puro o Messias que haveria de chegar. Num determinado momento o próprio Jesus chega para ser batizado por João. Quando Jesus é batizado, desce do céu o Espírito Santo em forma de pomba e do céu ouviu-se uma voz: “Tu és meu filho amado, em ti ponho o meu bem querer” (Mc 1, 11). Após o batismo, o Espírito Santo move Jesus ao deserto para que por meio desse mesmo espírito ele vencesse as tentações e, logo após, iniciasse a vida pública. 

Era preciso que Jesus fosse batizado para que se cumprisse as Escrituras e fosse realizada a vontade de Deus. Do mesmo modo que a Solenidade da Epifania celebrada no domingo (dia 7 de janeiro), a festa do Batismo do Senhor é uma maneira de Deus manifestar o seu filho ao mundo. E Jesus após o deserto e ao iniciar a sua vida pública revela a intimidade do Pai. 

Celebremos com alegria a festa do batismo do Senhor, recordemos da data em que fomos batizados e ajudemos na edificação do Reino de Deus. Rezemos nessa celebração pela paz, para que todos os povos que estão em guerras possam refletir em suas ações, e que parem para pensar que somente através do diálogo é possível selar os conflitos. Que essa celebração da festa do Batismo do Senhor nos ajude a ser cristãos mais comprometidos com a causa do Reino, sobretudo rezando pela paz. 

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

 

Categorias
Categorias