Publicação destaca a importância econômica do Cristo Redentor para a cidade do Rio de Janeiro
A Fundação Getulio Vargas lançou, no dia 6 de abril, o livro “Cristo 90+, De Braços Abertos para o Amanhã”, que consolida o projeto “90+ Cristo Redentor”, em celebração às nove décadas de inauguração do principal santuário e ponto turístico carioca, completadas em 2021.
A publicação, realizada em parceria com o Santuário Cristo Redentor e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, é o resultado de um estudo desenvolvido pela FGV Projetos que define um modelo de sustentabilidade do maior símbolo da cidade do Rio de Janeiro, elencando as potencialidades do estado, de forma a permitir a atração de investimentos nacionais e estrangeiros para a cidade.
Cristo Redentor em números
Os resultados consolidados do projeto desenvolvido pela FGV mostram, entre outros dados, que o Cristo Redentor é a atração mais conhecida entre turistas antes de viajar ao Rio de Janeiro, sendo citado por 28,3% dos entrevistados e 79% dos visitantes do santuário já tinham decidido incluir a atração no seu roteiro antes da viagem. Além disso, 72,8 % dos visitantes que já estiveram no Cristo Redentor atribuem ao monumento o primeiro lugar no ranking de atrações turísticas.
Agenda 2030
O livro traz ainda um plano de ação global para os próximos anos (2015-2030), que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, com base na integração de direitos humanos, políticas sociais e inovação.
Lançamento
O lançamento aconteceu no Centro Cultural FGV, e contou com a presença do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e do reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo.
Da Redação
Fotos: Leanna Scall