Fiocruz recebe imagem peregrina de São Sebastião poucas horas antes da aprovação do IFA nacional pela Anvisa

No dia 7 de janeiro, a Fiocruz recebeu do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, a imagem peregrina de São Sebastião, como parte da Trezena em honra ao santo padroeiro da cidade e da arquidiocese. 

A comitiva da arquidiocese foi recebida pela presidente da fundação, Nísia Trindade Lima, pelo vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI), Mario Moreira, pela coordenadora-geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), Andréa Carvalho, e pelo chefe de Gabinete, Juliano Lima, que teve a honra de levar a estátua até a varanda do Castelo Mourisco, onde foi realizada a cerimônia.

Na ocasião, Dom Orani ressaltou o simbolismo do ato da visita da imagem de São Sebastião: “é o encontro da história da cidade com a história da Fiocruz nesse tempo tão complicado”, disse. “A cidade do Rio agradece a todos os funcionários, diretores, professores, pesquisadores, médicos, enfermeiros da Fiocruz, por seus trabalhos que salvaram vidas e atenuaram tanto sofrimento nesse momento”

A presidente Nísia agradeceu a homenagem, que coincidiu com a aprovação pela Anvisa do IFA nacional, poucas horas antes. “Hoje é um dia muito especial para a saúde de todos os brasileiros, a fim de superarmos essa pandemia. O alcance do significado de São Sebastião extrapola os que professam essa fé e simboliza a luta por justiça, ciência, saúde e por uma cidade mais justa”, afirmou. Nísia ainda lembrou o ato inter-religioso da entrega da Chama da Esperança pela arquidiciose, em dezembro de 2020. “Foi um marco para um ciclo de compreensão, solidariedade e tolerância. É essa Chama de Esperança que inspirou nosso trabalho”. 

Dom Orani presidiu um momento de oração, pedindo bênçãos para o povo e pelo fim da pandemia. “Que São Sebastião, junto com a ciência, preze pela cidade tão atingida pela pandemia. Mesmo flechado, ele não desanima em reanimar as pessoas. E a Fiocruz, em cada produção de imunizante, ajuda as pessoas a viverem melhor, com mais dignidade. Pela cidade, a ciência e a saúde de nosso povo que encontremos os caminhos para nos vermos livres dessa pandemia”.

 

Ciro Oiticica – FIOCRUZ

Foto: Gustavo de Oliveira

Categorias