I Festival de Música Católica Canção do Monte

Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente”. Santo Agostinho

 

O I Festival de Música Católica Canção do Monte, organizado pela Paróquia Nossa Senhora do Montserrat, em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro, será realizado no dia 11 de fevereiro de 2023, a partir das 16h. Trata-se de um evento destinado a músicos católicos: grupos de cantos, bandas e intérpretes de música sacra, de conteúdo doutrinal católico. 

O evento havia sido idealizado em 2019. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, não foi possível realizá-lo. 

Sabemos que existe um tempo para cada coisa e, nesse intervalo quando a Capela Nossa Senhora do Montserrat foi elevada à Paróquia, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, nomeou o padre Jones Campos dos Santos, antes vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, para missão de pastorear essa pequena parcela do povo de Deus na região de Vargem Pequena.

Tocar vidas e permitir que pessoas de todas as idades experimentem a presença do Espírito Santo através da música é algo que também faz parte da missão do padre Jones. 

O Senhor tem usado a música cristã para tocar pessoas e transformar a história de muita gente, e todos nós podemos dar testemunho disto.

A música tem um papel fundamental na evangelização e, embora seja apenas um meio, uma vez usada com sabedoria, ela produz muitos frutos.

Promover um evento assim se justifica de forma muito clara. A Igreja nos convida à vivência do Evangelho e, buscando alcançar os corações por meio da música, o festival dará a oportunidade de vozes e composições católicas serem reveladas e, acima de tudo, a oportunidade de anunciar a Palavra e o Amor de Deus ao povo. 

Para esta edição, houve um grande empenho dos paroquianos. Hoje, são mais de 50 colaboradores envolvidos diretamente para promover a apresentação das sete canções finalistas.

Os sete finalistas foram pré-selecionados por um corpo de jurados e, no palco, serão avaliados por nomes da música católica, como: Aline Venturi, Maira Jaber, padre Fábio Escobar, André Florêncio e  Davidson Silva. 

Serão três músicas premiadas. 

Haverá show com os cantores Davidson Silva e Olívia Ferreira. 

Dessa forma, o objetivo é tornar o Festival de Música Católica Canção do Monte, um evento anual nas Vargens.

Os critérios de participação eram: participar com uma música autoral e inédita.

Os ingressos que darão acesso ao festival podem ser adquiridos pelo público através da plataforma Sympla. 

Se você se interessou e quer dividir esse momento conosco, acompanhe nosso perfil no instagram @cancao_monte. Lá, você acessa todas as informações sobre o festival.

 

Danielle Rocha

Coordenadora do I Festival de Música Católica Canção do Monte

Categorias
Categorias