Padre Manoel Pacheco lança novo livro na área bíblico sacramental

“A compreensão de sacramento na história da reflexão cristã: o batismo e a confirmação” é o 5° livro do padre Manoel Pacheco de Freitas Neto, que ele lança na área bíblico sacramental. Lançado pela Editora Letra Capital, o prefácio é do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

A obra é fruto de suas pesquisas e trabalhos de estágio de pós-doutorado junto ao PPG de Teologia da PUC-Rio, e constitui-se em uma valorosa contribuição para a teologia litúrgico-sacramental, especialmente no que tange ao Batismo e à Confirmação.

O padre Waldecir Gonzaga, do Departamento de Teologia da PUC-Rio, que fez a apresentação do livro, destacou que o autor apresenta um estudo do caminhar histórico, conceitos, grandes correntes teológicas, concepções pré e pós Trento e Vaticano I. Suas abordagens são de uma singular riqueza e abrangência, passando pelo Novo Testamento (Atos e Paulo), Patrística (Agostinho), Escolástica (Tomás de Aquino), até chegar ao Concílio Vaticano II, o maior evento eclesial do séc. XX, com toda a renovação e propostas para teologia sacramentária e para o encontro e a relação entre Deus e os homens, em Cristo Jesus.

“Aborda toda a riqueza dos grandes temas da teologia contemporânea e trabalha a relação fé e sacramentos nas origens e ao longo da História da Salvação”, disse.

Padre Waldecir Gonzaga esclareceu que a obra é muito didática e compreende uma introdução; cinco partes: 1) Introdução geral a noção de sacramento; 2) Os sacramentos do batismo e da confirmação; 3) O desenvolvimento histórico da iniciação cristã, praxe e teologia; 4) O desenvolvimento da prática ritual; 5) As indicações do Concilio Vaticano II; conclusão e as referências bibliográficas, que auxiliam aos interessados em avançar nesta linda e desafiadora seara da liturgia litúrgico-sacramental.

“Enfim, temos uma chave que nos abre para novas leituras e novas perspectivas no campo da teologia litúrgico-sacramental, à luz do Concílio Vaticano II (1962-1965) e dos desafios atuais de releitura e implementação de toda a riqueza conciliar. Vale a pena ter e ler esta obra, e conferir os insights que o autor apresenta”, destacou padre Waldecir Gonzaga.

O livro custa R$ 20 para estudantes, e pode ser encontrado nas livrarias da Catedral de São Sebastião, no Centro, na PUC-Rio ou diretamente com o autor. 

 

Da Redação

Categorias
Categorias