Jornada Teológico-Eucarística

Ao aproximarmo-nos da Celebração do Centenário do Congresso Eucarístico do Rio de Janeiro de 1922 e do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado dos dias 11 a 15 de novembro de 2022, em Recife/PE, nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro convida-nos a um conjunto de atividades que permitirão à nossa Igreja Local celebrar com alegria o evento passado e preparar-se para importante evento futuro.

Entre os dias 3 e 7 de setembro acontecerá o Congresso Eucarístico do Centenário. Dentro dele, no dia 6 de setembro, de maneira remota, o Departamento de Teologia da PUC-Rio realizará a Jornada Teológico-Eucarística. “Pão em todas as mesas” é o lema do Evento Nacional e, a partir dele, teremos a oportunidade, em nossa Jornada, de refletir sobre como a Eucaristia move a Igreja. O pão e o vinho, partilhados em nossas assembleias em nome de Jesus, geram nossa vitalidade e fazem surgir o “pão nosso de cada dia”.

Por esta razão, nosso evento pretende ajudar-nos a perceber os influxos  da Eucaristia na vida de nossa Igreja arquidiocesana. Em torno da Eucaristia, construímos nossa identidade e missão. Queremos convidar a todos (as) os (as) participantes para conhecer importantes aspectos de nossa história eucarística, considerar a Ceia do Senhor como ápice de nossos processos de Iniciação à Vida Cristã, estudar as salutares transformações da Liturgia Eucarística e constantemente assumir o Memorial do Senhor como fonte de nossas ações pastorais.

 

Abaixo, segue a programação:

 

8h30 – Acolhida e Oração Inicial;

9h – Mesa de Abertura (Grão-Chanceler, Reitor, Diretor, Comitê);

19h30 – Dom Leme e o Congresso Eucarístico de 1922: história e legado arquidiocesano (Pe. Eraldo Leão);

10h – Interação;

10h30 – Intervalo;

llh – A Eucaristia na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã (Dom Leomar Brustolin)

11h45 – Interação com os participantes;

12h15 – Encerramento da Primeira Parte;

14h30 – Oração

l14h45  – Mesa: “Assíduos na fração do pão”: mistagogia do sacramento da Eucaristia (Pe. Anderson Monteiro e Pe. Fábio Balbino)

15h25 – Interação

15h45 – Intervalo

16h – Mesa: “Para a Ceia, esperai uns aos outros”: aspectos pastorais sobre a Eucaristia (Dom Antonio Catelan e Dom Joel Portella)

16h50 – Interação

17h10 – Oração final/Encerramento

 

Ressaltamos a importância da sua participação, com cordiais votos de estima,

Pe. Anderson Monteiro

Pe. Eraldo Leão

Pe. Fábio Balbino

Pe. Waldecir Gonzaga

Pe. Abimar’ Oliveira de Moraes (Coordenador do Comitê Organizador)

 

 

 

 

Categorias
Categorias