Jubileu de 50 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Edmonton

Os fiéis de língua portuguesa estão em festa com o jubileu de 50 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, situada na cidade e Arquidiocese de Edmonton, no Canadá.

As festividades estão sob a responsabilidade dos missionários da Arquidiocese do Rio de Janeiro, padres Sérgio Luiz Mafra Santos e Márcio Luiz da Costa, respectivamente pároco (desde agosto de 2019) e vigário paroquial (desde junho de 2022) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Promete ser uma festa religiosa e cultural portuguesa e canadense com um profundo amor e devoção a padroeira durante três dias. A missa solene e de conclusão da festa será neste domingo, dia 23 de outubro.

“A missa solene será em inglês e presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Edmonton, Dom Richard Smith, e os cantos da celebração serão em português, assim como algumas das leituras”, explicou  padre Sérgio Luiz Mafra. 

“Depois da missa, fora da igreja, hastearemos a bandeira canadense e a bandeira portuguesa e tocaremos os hinos do Canadá e de Portugal. Estamos orgulhosos de sermos canadenses e portugueses”, acrescentou padre Sérgio Luiz Mafra.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi fundada em 1972 com a ajuda do padre Arduino Antonello, um religioso salesiano do Brasil que veio apoiar a comunidade católica portuguesa de Edmonton a pedido, na época, do arcebispo de Edmonton.

A paróquia está enraizada na história dos imigrantes portugueses que vieram para o Canadá e que queriam continuar a celebrar a sua fé católica com a riqueza da sua cultura e língua nativas.

“Em Portugal, sempre estive bastante envolvido na comunidade da Igreja”, partilhou Mendes. “E mudando para cá como imigrante e não conhecendo a língua inglesa como minha primeira língua, foi maravilhoso estar conectado a uma comunidade portuguesa através da fé e poder praticar minha fé em minha própria língua”, disse Lidina Mendes, paroquiana de Nossa Senhora de Fátima desde que emigrou de Portugal em 1986, com apenas 17 anos.

A paroquiana partilhou ainda que as celebrações do jubileu dos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima são o culminar de um ano inteiro de celebrações marianas, em honra das aparições de Nossa Senhora de Fátima em Portugal. Ao longo deste ano, a Comunidade de Nossa Senhora de Fátima tem vindo comemorar o dia 13 de cada mês, em honra de Nossa Senhora de Fátima que apareceu pela primeira vez em Fátima, Portugal, a 13 de maio de 1917. As festividades incluem procissões com cantos marianos, trajes tradicionais portugueses e arranjos florais em honra de Nossa Senhora de Fátima.

O padre Sérgio Luiz Mafra destacou que “Nossa Senhora de Fátima não é apenas uma devoção portuguesa, mas uma devoção universal”. Ele está confiante de que a intercessão de Nossa Senhora não está apenas cobrindo a celebração do jubileu de sua paróquia, mas também está cuidando de toda Edmonton.

“Quando nossa Mãe estiver cuidando de seus filhos, ela nos manterá seguros com certeza, e Nossa Senhora de Fátima está cuidando de nós, especialmente neste momento”, disse o pároco.

 

Jenny Connelly

Fonte: Arquidiocese de Edmonton

 

Categorias
Categorias