‘Maria trouxe ao mundo a salvação, Jesus Cristo, a alegria do mundo’

“Na ladainha, Maria é invocada como causa de nossa alegria, justamente é o tema da festa deste ano. Com o seu sim, o Verbo de Deus veio morar no meio de nós. Ela gerou e trouxe ao mundo a salvação, Jesus Cristo, a alegria do mundo”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, durante a missa de encerramento da 387ª festa da padroeira da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Penha, no dia 30 de outubro

“Temos o costume de festejar, de se alegrar, isso é bom, mas são alegrias passageiras. A verdadeira alegria é Jesus Cristo. Felizes somos nós de buscar e de ter encontrado a causa de nossa alegria. Como consequencia de sermos missionários evangelizadores, peçamos a Maria, Nossa Senhora da Penha, de anunciar a Boa Nova aos irmãos e irmãs, para que eles também possam encontrar verdadeira vida”, acrescentou o arcebispo.

Ao refletir a primeira leitura, do livro da Sabedoria, Dom Orani lembrou que Deus criou tudo o que existe e ama cada pessoa do jeito que ela é, que não pune em proporção às culpas, pois Ele é amor. “Somos menos que um grão de areia, mas o Senhor nos criou por amor e não deixa de nos amar. Ele sempre olha para nós com carinho”, disse.

Na reflexão do Evangelho, o arcebispo apresentou a figura de Zaqueu, um cobrador de impostos de Jericó que subiu numa para ver Jesus passar por causa de sua baixa estatura, mas que era mal visto pelo povo por ser cobrador de impostos. Sua vida mudou quando o próprio Senhor se hospedou em sua casa.

“O mundo passa com seus altos e baixos, seus problemas e soluções, mas Deus permanece. O Senhor sempre vem ao nosso encontro para perdoar, nos ama e nos conserva em seu amor”, disse o arcebispo, que completou: “Há muitas pessoas na sua casa, entre seus parentes e vizinhos que necessitam de testemunhas, de ouvir a razão de seu coração de ter encontrando em Jesus Cristo a vida”.

 

Festa 2022

A celebração festiva de Nossa Senhora da Penha, organizada pelo reitor, padre Thiago Sardinha, durou todo o mês de outubro. No dia do encerramento, a missa foi precedida da recitação do Terço de Nossa Senhora, realizado na Paróquia Bom Jesus da Penha, na Penha, e procissão.

Na missa, que teve como concelebrantes o bispo emérito de Guanhães (MG), Dom Jeremias Antônio de Jesus e o reitor da Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro, a PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso, houve a coração da imagem da padroeira, seguida de show com a banda da Escola Municipal Bernardo de Vasconcelos.

No fim da noite houve show com a Banda V-Trix, a procissão até o alto da Basílica com direito a queima de fogos, quando os fiéis passaram em baixo do manto de Nossa Senhora da Penha.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias