Missão Somos Um promove quarto encontro da rede internacional de líderes

Lideranças provenientes de aproximadamente 20 países reuniram-se na modalidade on-line para celebrar juntos o IV encontro da rede internacional de líderes promovido pela Missão Somos Um.

O encontro, que aconteceu em modalidade virtual via Zoom na tarde do dia 22 de novembro de 2025, reuniu aproximadamente 70 pessoas, entre elas lideranças católicas e evangélicas provenientes de países como Austrália, Inglaterra, Itália, Estados Unidos, além dos diversos países da América Latina e do Caribe.

Durante o encontro, que teve por moderadores o pastor Luiz Guatura, representante da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Madureira e moderador geral da Missão Somos Um, e Izaias Carneiro, fundador e presidente da Comunidade Coração Novo e moderador geral da Missão Somos Um, os participantes tiveram a oportunidade de escutar duas exposições a respeito do tema do ano do Jubileu de 2025, inspirado na Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 5,5), que foram feitas pelo monsenhor Juan Usma Gomez (colombiano), chefe da Sessão Ocidental do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Monsenhor Usma ressaltou que “no momento decisivo da história humana, Deus não derramou sua ira, mas seu amor”; e co-secretário da Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal; e pelo professor reverendo David Cole (americano), co-secretário evangélico da Comissão Internacional de Diálogo Católico-Pentecostal. Além destes, esteve presente o pastor Silas Esteves, presidente do Ministério Betesda e moderador geral da MSU, Elena Arreguy, celibatária da Comunidade Shalom, membro da Secretaria Internacional da MSU e moderadora geral, além da pastora Monica Floriano, líder da Igreja Evangélica Restaurando Vidas e moderadora geral da MSU.

Outras lideranças também se juntaram ao encontro e deixaram sua saudação. Entre elas estavam monsenhor Rodolfo Valenzuela, Bispo da Diocese de Verapaz e referencial para a promoção da Unidade dos Cristãos no CELAM, que fez sua saudação dizendo que “em um mundo desunido, a Igreja terá uma mensagem crédível se está unida”; e, junto com Francisco Bermeo, puderam mencionar a recém-criada plataforma de diálogo ecumênico no CELAM. Pino Scafuro, moderador geral do Serviço Internacional de Comunhão do CHARIS, ressaltou que “a divisão entre os cristãos debilita nossa mensagem, nossa missão de anunciar o Evangelho”, e o pastor Bob Garret, membro do Conselho Fraterno Internacional da Missão Somos Um, deixou suas saudações aos presentes na videoconferência.

Os momentos de oração ficaram a cargo da pastora Janeteh Saavedra, da Comunidade Betesda em Monterrey, no México, e da líder católica Dulce Maria, responsável pela dimensão ecumênica da Diocese de Monterrey. A adoração foi conduzida pelo Ministério de Louvor da Missão Somos Um.

Estiveram presentes também representantes de outras plataformas de diálogo ecumênico, como a Rede de Comunidades Espada do Espírito; a World Vision, representada pelo pastor Harold Segura; o CLF (Charismatic Leaders Fellowship) e o GHS (Gathering Holy Spirit), este último na pessoa de Richard Roberts.

O encontro, que transcorreu em clima fraterno e sinodal, contou com espaços para reflexão e partilha entre os diversos membros participantes, além da apresentação dos passos que foram dados pela Missão Somos Um em nível nacional (Brasil) com a CNBB e o CHARIS, e em nível internacional com a participação da jovem teóloga pentecostal Mayara Pazeto no encontro com os Focolares na Itália e a participação de parte da equipe brasileira no encontro promovido pelo CELAM na Guatemala para a celebração dos 1.700 anos do Concílio Ecumênico de Niceia.

Um grupo de líderes católicos e evangélicos trabalhou junto para fazer a transmissão e o acompanhamento técnico do encontro. Entre eles estiveram Sérgio Roldi Zavariz (secretário-geral do Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS), Daniel Vaz, liderança pentecostal e membro do ENCRISTUS, e Ângela Amorim, vice-presidente da Comunidade Coração Novo.

Segundo Izaias Carneiro, é importante ressaltar que, sem perder de vista o trabalho com a liderança, os próximos passos sejam dados com as famílias “denominacionalmente mistas” que estão na base da sociedade e que já vivem o ecumenismo da vida, incentivando-as a ser lugares de oração e testemunho para um mundo dividido. Ao final, foram anunciadas as seguintes agendas para o ano de 2026:

 

06/06/26, às 17h (horário do Brasil) – V Encontro da Rede Internacional de Líderes da Missão Somos Um;

14 a 20 de setembro – Semana Somos Um 2026 (SSU26) e VII Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um.

 

Missão Somos Um – Assessoria de Comunicação

 

Categorias
Categorias