Nova diretoria da ADCE Rio de Janeiro

O arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, recebeu no dia 29 de novembro os representantes da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) do Rio de Janeiro. São eles: Alberto Blois, que passou a presidência, interinamente, ao secretário-geral, Alberto Gallo; Elmair Neto na vice-presidência; Raphael Marcelino, como tesoureiro, e monsenhor Osvaldo Neves de Almeida, assistente doutrinário.

Foi apresentado o plano de trabalho para o biênio 2023-2024, que conta com o apoio de Denieri Fonseca na comunicação e também, como assistente espiritual, o padre Marcus Vinicius Brito de Macedo.

A ADCE – Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa completou 60 anos no Brasil e tem por missão estudar a Doutrina Social da Igreja e promover a evangelização entre empresários, de modo a fomentar empresas mais responsáveis e a economia de comunhão.

No Rio de Janeiro a ADCE deseja congregar e reunir empresários que compreendam que o Evangelho apresenta um caminho de desenvolvimento humano e social a ser alcançado. Visa unir os dirigentes cristãos na sua responsabilidade econômica e social frente à realidade, fomentando a humanização das relações nas empresas, comunidades e famílias, valorizando o dirigente como veículo de transformação na gestão das empresas em que atua.

O empresário desempenha a função social de impulsionar a economia e o desenvolvimento no entorno das áreas onde exerce a sua atividade. A partir do seu esforço criativo e da sua capacidade de trabalho, são produzidas as riquezas, oportunidades de negócios e o pagamento de impostos para gerar retorno público e a multiplicação do capital.

São, geralmente, idealistas, que acordam cedo e trabalham de sol a sol, dedicando seus esforços para manter em operação suas empresas, num ambiente complexo e às vezes inseguro como em nosso país. São gestores comprometidos com suas comunidades, interessados em prestar um serviço digno e, principalmente, cuidar das pessoas.

Os empresários no Brasil são aqueles que abraçam os seus colaboradores como se fossem seus familiares, e não são poucas as oportunidades em que deixam de retirar seu pro-labore para honrar o pagamento dos salários e as obrigações sociais das suas empresas.

É importante a sociedade ter clareza dos valores e princípios daqueles que procuram fazer o melhor, num ambiente que contribua para que a nossa sociedade preserve a natureza, nossa Casa Comum. Harmoniza-se, assim, a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

A gestão que ora inicia a sua colaboração na ADCE-Rio convida todos empresários da cidade do Rio de Janeiro para participarem da união de esforços na expansão dessa ação pastoral pelo trabalho. E a fomentar, também, a dedicação em fazer o melhor ao desempenhar as funções laborativas, pedindo que Deus ilumine o nosso povo, para que continuem despontando novos e bons empresários, comprometidos com a construção de um mundo melhor.

Para os interessados em conhecer ou participar: Instagram @adcerio.

 

O que é a ADCE?

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar os princípios da Doutrina Social da Igreja. Visa unir os dirigentes cristãos na sua responsabilidade econômica e social frente à realidade, fomentando a humanização das relações nas empresas, comunidades e famílias, valorizando o dirigente como veículo de transformação.  Esperamos contar com sua presença, se você é empresário ou se participa do mundo da economia, se é funcionário público ou profissional liberal. Ou se é estudante e tem interesse em se aprofundar na Doutrina Social. É uma grande oportunidade. 

Mais informações pelo site: https://adcebrasil.org.br/ .


Oração do dirigente de empresa

Senhor onipotente e Pai bondoso,

que criaste todas as coisas temporais

para servir e deleitar o homem no

caminho para seu destino final,

e que nos chamaste a colaborar Contigo,

na Tua criação e na Tua providência,

ao marcar-nos com a vocação de

dirigente cristão de empresa.

Infunde-nos um fiel espírito

de justiça e um ardente desejo

de caridade, a fim de que, no nosso

esforço para descobrir, para transformar e para distribuir os bens materiais,

busquemos sempre a promoção integral dos nossos irmãos, os homens.

E para que, servindo-os a eles,

por TI e em TI, com nossas atividades, 

ascendamos todos juntos pela escala

dos bens materiais, até a posse

dos eternos bens.

É o que te pedimos,

por Cristo Nosso Senhor

 

Da Redação

Categorias
Categorias