Igreja sinodal que caminha junto com a comunidade. Ao celebrar 90 anos, a paróquia é referência na região, por ser uma comunidade de fé viva e alegre
Os fiéis do bairro Engenho Novo estão em festa com o jubileu dos 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia. Criada pelo então arcebispo Dom Sebastião Leme no dia 13 de julho de 1933, a paróquia está confiada aos religiosos da Ordem de Santo Agostinho (OSA).
Sob a responsabilidade do pároco, frei Danilo Gomes de Almeida, o novenário foi iniciado no dia 4 de julho, com missa presidida pelo vigário episcopal do Vicariato Norte, cônego Aldo de Souto Santos.
No segundo dia do novenário, a missa foi presidida pelo frei Arthur Viana, que foi pároco entre 2005 e 2007, e no terceiro dia, a missa foi presidida por frei Anderson Domingues, que morou na Fraternidade Agostiniana do Rio de Janeiro, em 2015. Nos dias seguintes, até o dia 12 de julho, conforme a programação, o novenário será presidido pelos freis Danilo Gomes, Álefe Lucas Vieira, José Rodriguez, Tailer Douglas, Alberto Oliveira e Luiz Antônio Pinheiro.
No dia 13 de julho, data da criação da paróquia, haverá missa campal, às 19h, presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta.
Histórico
Fundada em 13 de julho de 1933, a Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia completa 90 anos de história, no bairro Engenho Novo, no Rio de Janeiro.
As nove décadas de história marcam a trajetória da província e de muitos religiosos agostinianos, sobretudo os primeiros freis da Província Matritense do Sagrado Coração de Jesus, vindos da Espanha entre 1929 e 1933.
Seu primeiro pároco foi frei Agostinho Fincias, OSA. No início, a comunidade se organizou na capela do morro São João, que recebeu o nome de Capela São João. Com o crescimento e organização da comunidade, foi necessário construir outras instalações.
Na Rua Condessa Belmonte, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Correia organizou sua vida comunitária por algum tempo. Depois, foi encontrado um terreno bem mais amplo e espaçoso à Rua Barão do Bom Retiro, onde foi construído o templo e as instalações da comunidade paroquial.
Anos mais tarde, foi projetado no mesmo terreno um novo e grandioso templo, cuja construção foi realizada, ao longo do tempo, com a dedicação e o esforço de toda a comunidade.
O novo templo é hoje casa de encontro, celebração, oração e vida cristã. Como a comunidade sempre abrigou, incentivou e realizou numerosas obras sociais e assistenciais, foi necessário construir e organizar novas e amplas instalações.
Em 1992, foi construído o projeto Armazém de Ideias e Ações Comunitárias (Aiacom) que atende aos menores carentes da comunidade. Atualmente, é composta pela matriz e pelas comunidades São João, Nossa Senhora Aparecida e Santo Agostinho.
Igreja sinodal que caminha junto com a comunidade, a paróquia é referência na região por ser uma comunidade de fé viva e alegre, que sempre abrigou, incentivou e realizou numerosas obras sociais e assistenciais no local. Que acolhe os mais pobres e os que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Dentre as atividades, a paróquia apoia o grupo dos vicentinos na distribuição mensal de alimentos, por meio da Campanha Domingo da Caridade.
A Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia fica na Rua Barão do Bom Retiro, 909, no Engenho Novo. Os contatos com a secretaria podem ser feitos por telefone: 2581-9971 e email paroquiaconsolacaorj@gmail.com.
Da Redação