Pasped participa, na Catedral do Rio, do Domingo da Palavra Deus

Para celebrar o Domingo da Palavra de Deus, instituído pelo Papa Francisco no 3º Domingo do Tempo Comum, a Arquidiocese do Rio de Janeiro convocou para o dia 22 de janeiro os que estão diretamente na missão e no serviço da Palavra de Deus: catequistas, agentes de Pastoral e coordenadores dos Círculos Bíblicos. 

A Pastoral da Pessoa com Deficiência (Pasped) também se fez presente com representantes do Movimento Ecumênico da Fraternidade Cristã (FCD), Catequese Diferenciada, Pastoral do Cego e Pastoral do Surdo. 

A manhã solene iniciou-se às 9h com a Oração da Igreja, Liturgia das Horas e momento de grande silêncio para que a Palavra de Deus proclamada penetrasse nas mentes e nos corações. A Catedral era assembleia orante!  

Em seguida, deu-se início a celebração eucarística das 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, e concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Antônio Catalan e demais sacerdotes. 

Na Liturgia da Palavra, a primeira leitura do profeta Isaías foi proclamada em braile por um membro da Pastoral do Cego e toda a celebração foi interpretada por quatro intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) das comunidades do Méier, Lagoa, Penha e São João de Meriti. 

As comunidades de surdos da Arquidiocese do Rio presentes foram as paróquias do Imaculado Coração de Maria, no Méier, Santa Margarida Maria, na Lagoa, Bom Jesus da Penha, na Penha, Nossa Senhora do Desterro, em Campo Grande, Nossa Senhora de Fátima, no Pechinha, São João Bosco, no Riachuelo, e São Francisco Xavier, na Tijuca.

Da Arquidiocese de Niterói, a Paróquia Santana, na Porciúncula, e da Diocese de Duque de Caxias, a Paróquia de São João Batista, de São João de Meriti. 

Da FCD estiveram presentes o Núcleo da Tijuca, duas cadeirantes, voluntárias e grande número da Catequese Diferenciada com as catequistas e coordenação. 

Após a Sagrada Comunhão, Dom Orani entregou a cada representante dos nove vicariatos da arquidiocese e aos representantes da Catequese Diferenciada e da Pastoral do Surdo exemplares da Bíblia, ratificando a missão de uma Igreja permanentemente missionária e evangelizadora. Ainda, no final toda a assembleia recebeu um versículo bíblico das mãos dos sacerdotes. 

Dom Catelan anunciou, no final da missa, que a arquidiocese está preparando material e todo o rito de preparação a todos os catequistas, que, a partir de então, serão um ministério dentro da Igreja.

O Papa Francisco instituiu, recentemente, o ministério de catequista: uma necessidade urgente para a evangelização no mundo contemporâneo. 

Ainda destacou que a Palavra de Deus deve estar nos corações das pessoas, em todos os lugares e em todas as situações humanas, reforçando que a Palavra é sempre luz no caminho do cristão.

Louvemos a Deus por esse domingo celebrado com fé, alegria e esperança em nossas comunidades e pastorais. 


Professor Cesar Bacchim

Coordenador arquidiocesano da Pasped

Categorias
Categorias