Envio de agentes pastorais em missão marca o Domingo da Palavra de Deus na arquidiocese

“Estamos reunidos no Dia do Senhor, a páscoa semanal dos cristãos, para ouvir o Senhor que nos fala ao coração e que também nos convida a colocar em prática a Palavra de Deus em nossa vida”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, na acolhida da missa do Domingo da Palavra de Deus, na Catedral de São Sebastião, no Centro, no dia 22 de janeiro.

Segundo explicou Dom Orani, o Domingo da Palavra de Deus, que neste ano teve como tema: ‘Nós vos anunciamos o que vimos’ (1 Jo 1,3), foi instituído pelo Papa Francisco há quatro anos, para ser celebrado no 3º Domingo do Tempo Comum, com a finalidade de valorizar a Palavra de Deus na comunidade. 

“O Senhor passa hoje no meio de nós para confirmar a nossa caminhada de comunhão e de unidade. Como é bonito ver representantes da Iniciação à Vida Cristã, Círculos Bíblicos, Novas Comunidades e de tantas outras pastorais e ministérios que exercem a missão com o anúncio da Palavra de Deus”, disse o arcebispo, anunciando que no próximo ano, na mesma celebração, irá investir com o caráter de ‘ministério’ os catequistas que servem com dedicação a Igreja.

Entre os concelebrantes estavam o bispo auxiliar e animador da Iniciação à Vida Cristã, Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, o coordenador arquidiocesano de pastoral, cônego Cláudio dos Santos, o vigário episcopal do Vicariato Norte, cônego Aldo de Souto Santos, e os padres Allexsandro Martins Valente e Vanderson de Oliveira.

A celebração eucarística, que pôde ser acompanhada em braile e pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), contou com o ícone da Visitação de Nossa Senhora que está em visita nos vicariatos da arquidiocese de 20 de janeiro até 19 de março, para incentivar e dinamizar a ação missionária. 

Durante a celebração, Dom Orani deu a bênção de envio para os agentes pastorais representantes dos noves vicariatos episcopais da arquidiocese, entregando para cada um, de forma simbólica, um exemplar da Bíblia. Antes da missa, os moradores em situação de rua atendidos pela Pastoral Social da Catedral de São Sebastião, durante o café da manhã, também receberam cada um exemplar da Bíblia. 

Na homilia, ao refletir a liturgia do dia, Dom Orani convidou os fiéis a fazerem memória de quando Cristo os chamou para segui-Lo: “onde estávamos? Jogando ou consertando as nossas redes?” O arcebispo incentivou a todos para não perder tempo, que a missão é permanente e sempre é preciso para dar um passo a mais para bem realizar a missão.

“Sempre há necessidade de dar um passo a mais para responder as necessidades da evangelização. O mundo é uma galileia de pagãos que aos poucos perde os valores cristãos e também estão cansados e abatidos com tantas situações. Como Igreja, precisamos reavivar o dom de Deus em nossas vidas, e, com renovado ardor, contagiar as pessoas com a Boa Notícia da salvação”, disse. 

“É preciso deixar que a Palavra de Deus nos fale ao coração, à nossa vida e nos impulsione em anunciar Jesus Cristo as pessoas que estão perto ou longe. Ele é a nossa salvação e razão de nossa existência. Enquanto Igreja façamos a diferença no mundo que necessita de testemunhas. Sejamos aqueles que semeiam e sejam um sinal de esperança e confiança no mundo”, concluiu o arcebispo. 

 

Testemunhos

Contemplar o rosto de Jesus

“Nosso Papa, ao instituir o Domingo da Palavra de Deus, nos ensina que a Palavra de Deus sempre deve estar no início, quer das celebrações, do ano, da vida”, disse Agar Vinagre, da Animação Bíblica de Pastoral do Rio de Janeiro (ABPRJ), da Paróquia São Rafael Arcanjo, em Vista Alegre.

“Desde a véspera, ao organizar com amigas algumas das bíblias a serem doadas aos assistidos pela Catedral durante o café da manhã, manuseando uma a uma, numa prévia de tudo que estava por vir neste Domingo da Palavra de Deus, não imaginava os rostos nem as reações, mas no dia 22 de janeiro, eu contemplei o rosto de Jesus”, disse.

“Abençoado domingo no qual pude experimentar novamente o amor de Deus mais de perto, vendo o próprio Jesus nos irmãos assistidos da Catedral, eles que receberam com alegria as Sagradas Escrituras. Pude falar com alguns, incentivando a ler e crer na Palavra de vida, a ouvir Deus através das Escrituras, que os ama incondicionalmente”, destacou Agar Vinagre.

 

Gratidão

“Eu louvo, bendigo e agradeço ao Senhor pelo Domingo da Palavra de Deus. Foi uma manhã maravilhosa, meu coração ardia de tanta alegria e gratidão a Jesus pela sua infinita misericórdia de se fazer precisar de mim, de eu ser um canal do seu amor, da sua graça aos teus filhos amados tão necessitados de vós, de ver em cada um deles a tua presença, foi um momento de levar, partilhar e também receber a tua Palavra”, partilhou Sueli Farias, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti, em Cascadura.

 

Consciência de ser missionários 

Para Maria Helena da Silva, do Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, a celebração proporcionou a participação de todos, “na qual nós, enquanto membros da Igreja, fomos exortados a assumir a consciência de que somos missionários desde o nosso Batismo. Pois sem a dimensão missionária, a Igreja perde a sua razão de ser”.

“É muito importante termos a Bíblia como referência, falar da vida à luz da Palavra de Deus. A preocupação em coletar bíblias e distribuí-las, principalmente para os assistidos, favorece ainda mais a ação evangelizadora. Pois cria condições para que o Evangelho seja melhor vivido a cada dia. E colaborando com essa vivência, estão os Círculos Bíblicos, caminho eficaz para o exercício da atividade missionária”, destacou Maria Helena da Silva.

 

Sede de Deus

Jeferson Macedo, que participa da Animação Bíblica de Pastoral do Rio de Janeiro (ABPRJ) na Paróquia Nossa Senhora do Desterro, no Vicariato Campo Grande, contou ser gratificante participar do café da manhã com os assistidos em situação de vulnerabilidade e ver o quanto eles se sentiram acolhidos, como eles estavam sedentos do pão da Palavra de Deus.

“Eles receberem o exemplar da Bíblia e não se apressavam em ir embora. Pelo contrário, muitos ficaram dialogando conosco sobre seus anseios; e também o zelo e carinho pelos companheiros que não conseguiram chegar para receber uma Bíblia”, acrescentou. 

Jeferson Macedo destacou três momentos que foram marcantes na distribuição dos exemplares da Bíblia: “uma gestante que emocionada chorou ao receber a Bíblia, pois era o primeiro presente que recebia, e que iria ler a Palavra de Deus todos os dias para o seu filho”. Também “um idoso que ficou muito feliz em receber uma Bíblia nova, pois a sua já estava muito rasgada e ele já não conseguia ler direito, e aproveitou para pedir uma com letras graúdas”. Ainda “um jovem que pediu para escolher na mesa uma Bíblia grande dizendo que tem muito interesse em conhecer mais a Palavra de Deus”.

 

Semeadores da Palavra de Deus

Os coordenadores dos Círculos Bíblicos da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Botafogo, no Vicariato Sul, Marco Antonio de Araújo e Margarete Araújo, ficaram felizes –  a convite de José Virginio, coordenador dos Círculos Bíblicos, em Campo Grande –, em participar da celebração com todos os anunciadores das Palavras de Deus.

Ambos externaram, por escrito, suas satisfações: “Mesmo sem saber qual seria a missão, disse ‘ eis-me aqui’. Tal qual não foi a minha surpresa, nós os 11 representantes dos Círculos Bíblicos, fomos levados ao presbitério e não ao altar onde acontece toda a ação de graças, onde se recorda o mistério de Cristo, que se entregou e deu a vida por nós. No fim da missa, fomos levados à presença do Dom Orani, onde fomos presenteados, cada um de nós, com uma Bíblia, ou seja, com a Palavra de Deus para semearmos em todos os lugares”.

“Foi para nós um dia muito gratificante! Nos sentimos muito bem acolhidos tanto pelos organizadores, pelo presidente da assembleia, assim como por seus auxiliares e, também, pela assembleia onde conhecemos gente nova e tivemos a oportunidade de fazermos novas amizades”, destacou Marco Antonio Araújo.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias