Pastoral de Favelas lança novo logotipo em comemoração ao aniversário de 45 anos de fundação

O ano de 2022 é especial para a Pastoral de Favelas do Rio de Janeiro, que comemora em outubro 45 anos de fundação. Para festejar a data, foi lançado o logotipo, que apesar de novo, respeitou toda a essência do anterior que acompanhou a Pastoral ao longo de sua caminhada.

“Quando fui convidado a participar da equipe que cuidará da comunicação desta grande festa, a primeira coisa que sugeri foi a reformulação do logotipo, que foi abraçada por toda a equipe que me recebeu, no entanto fiz questão manter toda a essência e motivação ao qual a primeira foi criada, respeitando os elementos usados e simplicidade nas cores”, declarou Gustavo Kelly, coordenador da Pascom Rio.

As comemorações durante o ano não param por aí, as festividades também incluem exposições com documentos históricos e fotografias, apresentações culturais, missas comemorativas, e até um grande festival de música que escolherá uma canção tema do aniversário que deve contar a sua história.

Para monsenhor Luiz Antônio Pereira Lopes, coordenador da Pastoral desde 1987, é uma alegria muito grande fazer parte e coordenar um grupo tão perseverante com pessoas tão valiosas e importantes que trabalham diante de tantas dificuldades.

“A Pastoral de Favelas não atinge somente quem frequenta as igrejas, conseguimos a atenção até mesmo dos três poderes, o Legislativo através de parlamentares municipais ou estaduais que constantemente nos procuram para contribuirmos com projetos de novas leis que garantem a moradia digna, também temos boas parcerias com o Judiciário com a atenção do núcleo de terras da defensoria do Ministério Público, e até mesmo a OAB com o Núcleo de Direitos Humanos. O Executivo, embora muito conflitante, reconhece a existência da Pastoral de Favelas”, afirmou o sacerdote.

Monsenhor Luiz Antônio esclarece que a Pastoral de Favelas tem o poder de agregar outras religiões, é o caso de evangélicos, espíritas e umbandistas que movidos pelas mesmas causas, também fazem parte abraçando a causa na luta pelo bem-estar e direitos dos mais pobres.

Para o Monsenhor, o que também chama a atenção é o fato da Pastoral de Favelas durante sua trajetória despertar a atenção de estudantes de várias faculdades que escreveram teses sobre o trabalho pastoral na área de história, assistência social e até direito.

Uma característica das pessoas que frequentam a pastoral é ter uma consciência cristã, social e política, graças ao evangelho e a doutrina social da igreja. A pastoral sempre leva em conta o lema da campanha da fraternidade, procura falar com sabedoria e educar com amor.

“Continuaremos presentes e em frente, caminhando pelo bem daqueles que amam à Deus”, finalizou monsenhor Luiz Antônio.

No próximo sábado, dia 2 de julho às 15h, será presidida missa pelo Cardeal Orani João Tempesta em memória aos 42 anos da visita do Papa São João Paulo II à comunidade do Vidigal, nesta ocasião, a Pastoral de Favelas também se confraternizará pelo aniversário do grupo, além de promover uma exposição com fotos e documentos. A missa acontecerá às 15h na Capela Nossa Senhora da Consolação e Correia, situada na Rua Dr. Olinto de Magalhães, 40, no Vidigal.

Para saber de todos os eventos comemorativos neste ano especial da pastoral de favelas, inclusive sobre o festival de música que vai eleger a canção oficial, basta acessar e acompanhar o facebook do grupo: @PastoralFavela.

 

Da Redação

 

Categorias
Categorias