Rio recebe peregrinação de relíquia e imagem de São Francisco de Assis

No dia 15 de janeiro, o Regional Sudeste 2 da Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS), com sede no Rio de Janeiro, recebeu a relíquia e imagem de São Francisco de Assis que peregrinará por todas as fraternidades franciscanas seculares com sede na Arquidiocese do Rio de Janeiro. 

O evento é organizado pelo Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS) para celebrar os 800 anos do início da Vida e Regra da Ordem Franciscana Secular (OFS), aprovada pelo Papa Gregório IX, em 20 de maio de 1221, com a Bula “Memoriale Propositi”, marco inicial da Ordem Franciscana Secular, uma das três ordens fundada por São Francisco de Assis.

A relíquia está percorrendo todos estados do Brasil e, em dezembro, chegou ao Estado do Rio de Janeiro, vinda de Anápolis, Goiás. A recepção da relíquia ocorreu na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, administrada pelos frades capuchinhos, onde a fraternidade local deu início à peregrinação na Arquidiocese do Rio de Janeiro. 

A relíquia é um pequeno fragmento de osso do fêmur de São Francisco de Assis, ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais, vinda da basílica construída em louvor ao santo, em Assis, na Itália. A imagem do santo, que acompanha a relíquia dentro de um oratório de madeira, é uma das mais antigas existentes no mundo, retratando o santo de Assis e foi presenteada pela Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos. 

Com a situação da pandemia de Covid-19, a peregrinação foi momentaneamente suspensa, retornando em março de 2022, e será concluída em abril de 2023. Para Flávio José de Paula, ministro do regional da OFS, a visita será uma oportunidade de refletir sobre o testemunho e as ações de São Francisco de Assis, especialmente num mundo marcado por conflitos armados e divisões sectárias: 

“São Francisco é exemplo, por excelência, de vivência do Evangelho, de cuidado pela Criação, de atenção aos mais pobres, doentes e abandonados. Sua figura ultrapassa as fronteiras da Igreja Católica, sendo, inclusive, reconhecido por outras religiões como um mensageiro da paz e da fraternidade universal. Para nós franciscanos seculares, essa peregrinação é motivo de muita alegria e de bênçãos”, destacou.

 

Confira o roteiro da peregrinação

17 a 20 de janeiro 

Fraternidade São Francisco de Assis

Paróquia São Francisco de Assis

Rua Caetano Martins, 42 – Rio Comprido

 

20 a 22 de janeiro

Fraternidade Nossa Senhora da Paz

Paróquia Nossa Senhora da Paz

Rua Visconde de Pirajá, 339 – Ipanema

 

22 a 24 de janeiro

Fraternidade Santo Antônio

Convento Santo Antônio

Largo da Carioca

 

24 a 26 de janeiro

Fraternidade São Francisco da Penitência

Museu Sacro Franciscano – ao lado do Convento Santo Antônio

Largo da Carioca

 

26 a 29 de janeiro  

Fraternidade Imaculada Conceição

Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião

Rua Catulo Cearense, 26 – Engenho de Dentro

 

29 a 31 de janeiro

Fraternidade Santo Sepulcro

Paróquia Santo Sepulcro

Rua Sanatório, 310 – Cascadura

 

Cláudio dos Santos

Categorias
Categorias