São Miguel Arcanjo, protetor da Igreja, guardião de Magalhães Bastos

O jubileu de 40 anos de criação da paróquia é sem dúvida a história de um povo de fé que há tantas décadas vem se consagrando à intercessão de São Miguel Arcanjo.

A pequena porção do povo de Deus de nossa arquidiocese, no bairro de Magalhães Bastos, nos seus primórdios, se identificou plenamente com seu padroeiro guerreiro, por ser de trabalhadores que, por muitas vezes, continuam a se deslocar para o centro do Rio muitas vezes de madrugada e retornando aos seus lares no início da noite com as bênçãos e proteção do general da Milícia Celeste.

A devoção a São Miguel Arcanjo é uma realidade na vida dos grandes santos e santas de Deus, que ao longo da história confirmaram sua fé e missão sobre a proteção do Arcanjo Miguel, neste sentido em nosso bairro não poderia ser diferente. Quando assumi a missão à frente da Paróquia São Miguel Arcanjo em dezembro de 2013, percebi o carinho e devoção peculiar do nosso povo.

Por ser também devoto de São Miguel Arcanjo nos tempos de seminário logo procurei desenvolver um intenso trabalho de missão e evangelização a partir da devoção e espiritualidade cristã baseado na devoção a São Miguel Arcanjo, consequentemente a uma busca e fidelidade a Deus pela sua misericórdia e justiça.

Há cerca de oito anos iniciamos a peregrinação de São Miguel Arcanjo por todos os vicariatos de nossa arquidiocese, bem como em hospitais, escolas, órgãos governamentais, civis e militares, na certeza de que o Arcanjo que triunfou sobre o demônio dará também o brado de vitória que exalta a gloria de Deus para vencermos na fé as ciladas do maligno em nossa vida e sociedade.

Bendito seja Deus porque a devoção a São Miguel Arcanjo cresceu grandemente em nossa arquidiocese e no Brasil e nós, de certa forma, fazemos parte desta realidade a partir da qual a devoção ao Arcanjo Miguel e aos anjos em geral, é um grande sinal de que o povo cristão está sedento das coisas de Deus e de que, sobretudo, não se curvara diante do maligno.

Aproveito a ocasião do jubileu de nossa paróquia para convidar a todos a conhecerem nossa comunidade paroquial, sobretudo na novena de São Miguel Arcanjo, realizada de 20 a 28 de setembro, e ainda de participarem da peregrinação a São Miguel Arcanjo em nossos vicariatos e instituições diversas a serem divulgadas já no início de agosto pelas mídias sociais.

Que São Miguel Arcanjo interceda pelo povo de Magalhães Bastos, pela nossa arquidiocese e pelo Brasil a fim de que tenhamos sempre mais dias de abundância, justiça e paz para este povo de fé que busca em Deus alcançar sua vitória.

Unidos em comunhão e oração!

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!

 

Padre William Bernardo da Silva

Categorias
Categorias