Significado da Quaresma

Iniciamos a Quaresma, e, para que possamos melhor compreender a importância desse tempo litúrgico, vamos refletir sobre esse tempo oportuno. E, também, quando formos à missa durante esse período, que possamos vivenciá-lo de maneira plena. Nessa primeira catequese quaresmal, falaremos do significado da Quaresma que inicia na Quarta-Feira de Cinzas e vai até a quinta-feira santa, exceto a Missa da Ceia do Senhor, na Semana Santa da Paixão do Senhor.

A Quaresma recorda os 40 anos que o povo de Deus peregrinou no deserto até chegar à terra prometida e os 40 dias que Jesus sofreu as tentações no deserto. Somos convidados durante esse tempo quaresmal a fazer jejum e abstinência de carne, sobretudo, na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. O jejum e a abstinência de carne ocorrem em reparação ao sofrimento de Cristo na Cruz e, durante o tempo em que ficou no deserto sofrendo as tentações, Ele fez jejum e ficou sem se alimentar, e o povo de Deus passou fome e sede até adentar na terra prometida.

O tempo da Quaresma nos convida a uma mudança de vida, a deixar de lado aquilo que nos afasta de Deus e a assumir para a nossa vida aquilo que nos aproxima de Deus. Durante a Quaresma, aqueles que ainda não receberam nenhum sacramento podem ser catequizados e, no Tríduo Pascal, receberem os sacramentos da iniciação cristã, ou ainda, na Solene Vigília Pascal receberem o Batismo, no Corpus Christi, a Primeira Eucaristia e, em Pentecostes, o Sacramento do Crisma.

Durante a Quaresma, além do jejum e abstinência de carne, somos convidados a realizar duas outras práticas: a caridade e a oração. O tempo da Quaresma é um tempo marcado pela penitência e oração. Temos que intensificar as nossas orações pela conversão dos pecadores e por nossa conversão. A caridade devemos praticar sempre, mas, sobretudo, no tempo da Quaresma, pois ajuda em nossa conversão. Aquilo que deixamos de comer durante a Quaresma e que fizemos uma economia, podemos doar aquele alimento ou o dinheiro que seria destinado para a compra a uma instituição de caridade.

Ao longo do período da Quaresma, temos que realizar a nossa confissão sacramental auricular. A Igreja recomenda que façamos a confissão sacramental auricular ao menos duas vezes ao ano, antes da Páscoa, durante a Quaresma, e antes do Natal, durante o Advento, mas é claro que se sentirmos a necessidade, temos que confessar ao longo do ano. É que durante esses dois tempos litúrgicos, Quaresma e Advento, o convite à conversão é mais forte.

O tempo da Quaresma não é um período de tristeza ou de luto, mas pelo contrário, é um tempo de reflexão e contemplação do mistério de um Deus que morreu na cruz por amor a nós e, depois, ressuscitou. Nas missas ao longo da Quaresma, se omitem o Glória e o Aleluia, ambos os cânticos retornam na Solene Vigília Pascal. Que possamos vivenciar bem esse tempo quaresmal, buscando constantemente a conversão.

A palavra ‘Quaresma’ significa ‘quadragésima’, palavra oriunda do latim, que antecede a maior festa do cristianismo, que é a Páscoa. Toda festa requer uma boa preparação, é necessário limpar a casa, organizar os móveis, abrir as janelas para arejar a casa. Por isso, em função da festa da Páscoa, a Igreja convida todos os fiéis para uma preparação de 40 dias. Durante esses 40 dias, limpamos o nosso coração através da confissão sacramental, abrimos a janela da alma para que a luz de Cristo possa entrar e organizamos a nossa vida. A Quaresma nos convida a iniciarmos esse tempo de um jeito e chegarmos à Páscoa de outra maneira.

O significado da Quaresma, além de ser remetido aos 40 dias que Jesus ficou no deserto sofrendo as tentações e aos 40 anos que o povo de Deus passou no deserto até adentrar a Terra prometida, também remete ao número 40 na Sagrada Escritura, que significa tempo de expectativa, preparo e prova. O número 40 significa ainda a totalidade e que o tempo se cumpriu. A Quaresma é celebrada desde o ano 200 d.C. No início, era constituída de apenas três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d.C, a Igreja Católica aumentou esse tempo para 40 dias, dando mais significado para esse tempo tão importante e denominou como Quaresma.

Celebremos com alegria esse tempo quaresmal, trazendo em nosso coração a certeza de que Cristo morreu e se entregou por nós, mas ressuscitou glorioso no terceiro dia e, do mesmo modo que Ele ressuscitou, nós também ressuscitaremos. Façamos a confissão sacramental e o nosso jejum e nos preparemos espiritualmente para vivenciar esse tempo tão importante para a Igreja e para os cristãos. Amém.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias