Visita Missionária do Ícone da Visitação de Nossa Senhora (COMIRE)

Responsável  Período 
Catedral Metropolitana  20/01/2023 
Vicariato Urbano  21 a 25/01 
Vicariato Sul  26 a 31/01 
Vicariato Jacarepaguá  01 a 04/02 
Vicariato Leopoldina  05 a 11/02 
Vicariato Oeste  12 a 18/02 
Novas Comunidades e RCC (Carnaval)  19 a 22/02 
Vicariato Santa Cruz  23 a 27/02 
Vicariato Campo Grande  28/02 a 04/03 
Vicariato Suburbano  05 a 12/03 
Vicariato Norte  12 a 19/03 

 

Orientações sobre a Visita Missionária

O objetivo desta Visita Missionária, proposta pelo COMIRE do Leste 1 (Conselho Missionário Regional), é mobilizar os Conselhos Missionários nos diversos níveis (arquidiocesano, vicarial e paroquial). A visita do ícone representa o convite da Mãe Missionária aos seus filhos para que cumpram a missão de anunciar o seu Divino Filho.

Durante o período indicado para cada Vicariato, o ícone deve visitar a cada dia uma paróquia por forania. A proposta é que as paróquias que compõem a forania se mobilizem para participar da visita no local escolhido.

A programação da visita pode ser definida de comum acordo entre o vigário episcopal, o vigário forâneo e o pároco/administrador paroquial que acolherá a visita no respectivo dia. Tenha-se em conta o objetivo proposto: impulsionar à missionariedade. Além do que for proposto, haverá uma breve oração (indicada pelo COMIRE) a ser rezada durante a ocasião. Em tempo, encaminharemos o material.

Recomenda-se haver maior mobilização/concentração do povo de Deus em alguma paróquia do Vicariato nas visitas realizadas aos sábados, especialmente. Sugere-se a realização de procissão com o Ícone no entorno da paróquia, uma breve ação missionária de acordo com o contexto (evangelização nas ruas, visitas às casas, distribuição de panfletos, etc.) ou outra atividade. Cada vicariato pode adaptar esta ação à sua realidade.

Mais informações: https://cnbbleste1.org.br/2022/10/icone-da-visitacao-de-nossa-senhora-vai-percorrer-o-regional-leste-1/.

Cabe ressaltar que o Ícone da Visitação nos recorda o tema da JMJ Lisboa 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). “Maria deixou-se interpelar pela necessidade da sua prima idosa. Não se escusou, não ficou indiferente. Pensou mais nos outros do que em si mesma. E isto conferiu dinamismo e entusiasmo à sua vida” (Mensagem do Papa Francisco para a JMJ 2023).

Categorias
Categorias