Dom Orani instala em Campo Grande a Paróquia Santa Clara de Assis

“A Paróquia Santa Clara de Assis tem a oportunidade de começar seu itinerário paroquial sob a égide do Batismo, que é próprio do tempo da Quaresma, que vai culminar com a renovação das promessas batismais na Vigília Pascal, e, assim, os paroquianos possam viver na comunhão com Deus no seguimento de Jesus Cristo e na unidade enquanto Igreja”.

Com essas palavras que evidenciam a vocação da nova comunidade, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, criou e instalou a Paróquia Santa Clara de Assis, em Moinho, no bairro de Campo Grande, zona oeste da cidade, e deu posse ao primeiro pároco, padre Adenilson Corrêa de Campos, no dia 25 de fevereiro.

“A vida batismal, que somos convidados a trilhar, faz parte do projeto da nova paróquia. De levar os fiéis a viver como cristãos na caminhada de unidade como Igreja e de ser uma presença social no mundo, dando testemunho em quem e como cremos. Pedir ao Espírito Santo como ouvir e obedecer a voz de Deus e ver como Ele faz novas todas as coisas. Na sua missão, acolher as pessoas que estão caídas pelo caminho para que possam ressuscitar e sejam curadas de suas feridas e mortes, na certeza que a graça de Deus faz maravilhas”, acrescentou o arcebispo.

A nova paróquia, a 30ª do Vicariato Episcopal Campo Grande, foi desmembrada da Paróquia São João Evangelista, em Campo Grande. É a paróquia de número 289 da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a 38ª criada no governo de Dom Orani. No último dia 12 de fevereiro, o arcebispo criou e instalou no mesmo vicariato a Paróquia São Francisco de Assis, em Santa Rosa, também situada no bairro de Campo Grande. 

No início da celebração, Dom Orani foi acolhido pelo pároco da Paróquia São João Evangelista, em Campo Grande, padre Antônio José dos Santos, da qual a nova paróquia foi desmembrada. Em seguida, o vigário episcopal do Vicariato Campo Grande, cônego Luiz Carlos Pereira, fez as leituras do decreto de criação da nova paróquia e da provisão do pároco.

Antes de proclamar a Palavra de Deus pela primeira vez para os seus paroquianos, padre Adenilson Corrêa de Campos, que até então exercia o ofício de vigário paroquial na Paróquia São João Evangelista, de Campo Grande, fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade, próprio de quem assume um ofício a ser exercido em nome da Igreja. Após a homilia, ele recebeu das mãos do arcebispo as chaves da igreja e do sacrário, o batistério e o confessionário, e, por fim, na conclusão da missa, tomou posse da cadeira presidencial e deu a primeira bênção à comunidade.

A celebração foi marcada de procissão com o andor de Santa Clara de Assis, acompanhada de meninas vestidas com o hábito franciscano da padroeira. Da Itália, onde reside atualmente, o padre Lúcio Zorzi, fundador da comunidade, enviou uma mensagem aos fiéis. Antes da celebração, Dom Orani deu a bênção na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, instalada na área externa da paróquia.

O bispo auxiliar e animador do Vicariato Campo Grande, Dom Tiago Stanislaw, que esteve presente na celebração junto com diversos sacerdotes, parabenizou os fiéis pelo importante acontecimento na história da comunidade, incentivando a todos a servir a Deus como fez a padroeira.

“Fico feliz por ver todos unidos, por abraçar os desafios que fazem parte de uma nova paróquia. Desejo que continuem firmes, servindo ao Senhor   com alegria e entusiasmo.  A comunidade é mais forte quando todos caminham juntos, a começar pelo pároco até aquele que faz as coisas mais simples. Sirvam a Deus com muito amor a exemplo de Santa Clara, que escolheu ser a padroeira de vocês”, disse Dom Tiago. 

 

Histórico 

A Comunidade Santa Clara do Sagrado Coração de Jesus, com sua grande capela, suas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e suas várias atividades pastorais, é presença viva da Igreja numa grande área da Paróquia São João Evangelista denominada Moinho e é um dos quatro setores da paróquia: o Setor Moinho.

A primeira CEB no setor surgiu já em 1979 com a formação de um grupo de Círculo Bíblico na Rua Rodrigues Campelo (CEB Divino Espírito Santo); em 1982 foi fundado um Círculo Bíblico no Conjunto residencial da Marinha (CEB Nossa Senhora dos Navegantes); em 1985, constitui-se um grupo de Círculo Bíblico nos prédios do conjunto habitacional denominado Morada do Moinho (CEB São Francisco e Santa Clara de Assis). Na Escola do Conjunto começou a catequese para a iniciação cristã das crianças do Moinho e missa mensal. Em 1997, a CEB construiu uma pequena capela denominada Capela Santa Clara, com missa dominical para todo povo do Moinho. Não cabendo o povo na pequena capela, em 2008, foi construído no terreno adjacente uma grande e definitiva igreja para o povo do Setor Moinho. Foi denominada Igreja Santa Clara do SCJ, situada na Rua Severino Ferreira da Costa, 500 – Conjunto do Moinho, em Campo Grande.

CEBs que, atualmente, constituem o Setor Moinho, com as respectivas datas de fundação:

CEB Divino Espírito Santo – 22/10/1979 

CEB Nossa Senhora dos Navegantes – 21/01/1982 

CEB São Francisco e Santa Clara de Assis – 10/10/1985

CEB São Sebastião – 13/06/1995

CEB São Mateus – 28/10/1995

CEB Santa Cruz – 24/07/1998

CEB São Pedro Apóstolo – 06/04/2000

CEB Santo André – 27/03/2002

CEB São Tiago – 15/03/2007

CEB Salvador do Mundo – 26/01/2013

 

Carlos Moioli

 

Categorias
Categorias